Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Revelação do Camping Escolar é destaque no Open Loterias Caixa de Natação

Uma das participantes do Camping Escolar Paralímpico em janeiro deste ano, a nadadora Lucilene da Silva, de 18 anos, é uma das promessas de bons resultados no Open Loterias Caixa de Natação, que tem início nesta quinta-feira, 26, e se estenderá até 28 de abril, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.

O Open será a primeira competição internacional da atleta, que disputará quatro provas: 50m, 100m e 400m livre e os 100m costas, pela classe S12, para pessoas com baixa visão. Lucilene representará o clube ADI-APIN, de Indaiatuba, São Paulo. Ela saiu de Belém do Pará no início deste ano para morar em São Paulo e treinar com sua atual equipe.

A esportista está animada para participar de sua primeira competição internacional e espera ter bons resultados em suas principais provas, 50m e 100m livre. “Estou treinando bem, todos os dias, quero baixar meus tempos aqui no Open. Estou um pouco nervosa, mas vai dar tudo certo”, comentou.

Lucilene estava no grupo de jovens atletas destaques das Paralimpíadas Escolares 2017 que participou do Camping Escolar no CT Paralímpico, no fim de janeiro deste ano. Apesar do pouco tempo no paradesporto de alto rendimento, a paraense já está acostumada com atletas de alto nível pois um de seus irmãos, Josemarcio, o Parazinho, é integrante da Seleção Brasileira de goalball e medalhista de bronze nos Jogos Paralímpicos Rio 2016.

Segundo Felipe Silva, técnico do Centro de Referência e coordenador-técnico da Seleção de jovens, é possível notar a familiaridade com o mundo esportivo em Lucilene. 

“Dá para perceber que ela teve uma vivência com esportes desde nova, a habilidade motora dela é bem desenvolvida. Ela é nova e a classe S12 é uma classe em que o Brasil é carente, temos poucas mulheres. Ela tem um perfil atlético muito bom, e agora está com uma boa equipe, tem muito para evoluir”, declarou Felipe.

O Centro de Treinamento Paralímpico receberá 400 atletas, sendo 226 do atletismo e 174 da natação no Open Loterias Caixa. Ao todo, 13 países estarão representados: África do Sul, Argentina, Brasil, Chile, Cuba, Equador, El Salvador, Gana, Israel, México, Peru, Portugal e Turquia. As disputas da natação fazem parte da World Series, circuito organizado pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC, em inglês). 

As disputas da natação acontecerão com eliminatórias por tempo nas sessões pela manhã, com premiação por classe. À noite, estão previstas finais balizadas com base no índice técnico competitivo (ITC) dos atletas. 

 
Patrocínios
O paratletismo tem patrocínio das Loterias Caixa e da Braskem. 
A natação tem patrocínio das Loterias Caixa.

Serviço
Open Internacional Loterias Caixa de Atletismo e Natação
Data: 26,27 e 28 de abril
Local: Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo – Rodovia dos Imigrantes, km 11,5 (ao lado do São Paulo Expo)
 
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery