Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Revelação das Paralimpíadas Escolares faz índice para fases nacionais do Circuito

Começou neste sábado, 10, a fase regional Rio-Sul do Circuito Loterias Caixa, em Porto Alegre (RS). Na piscina do Grêmio Náutico União a nadadora capixaba Laís Jesus de Amorim (ACPD-ES), da classe S8, conquistou a medalha ouro nos 100m costas e garantiu vaga nas etapas nacionais do Circuito Loterias Caixa. A atleta de 17 anos é fruto das Paralimpíadas Escolares e esteve no Camping Escolar Paralímpico – iniciativa do CPB que, no fim de janeiro, trouxe ao CT Paralímpico, em São Paulo, jovens de destaque para vivenciar a rotina de um atleta de ponta do esporte adaptado. 
 
A fase regional Rio-Sul do Circuito Loterias Caixa reúne, ao todo, 388 atletas, sendo 262 do atletismo e 126 da natação, do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro e Espírito Santo. A capixaba nadou os 100m costas nesta manhã e, com o tempo de 1min40s24, alcançou marca que a qualifica para competir nas fases nacionais do Circuito, que acontecerão em junho, agosto e outubro.
 
“Participar do Camping foi uma experiência muito boa. Começar nas Escolares me fez bem pois é uma competição mais leve, tem menos pressão do que o Nacional. Fiquei muito feliz de conseguir melhorar o meu tempo nos 100m costas e obter a marca que me classifica para as principais competições deste ano”, disse Laís. 
 
Ela começou a nadar como parte de sua reabilitação após um acidente de ônibus, em que perdeu o braço esquerdo, aos 8 anos. Sua primeira experiência competitiva foram as Paralimpíadas Escolares em 2012, em que conquistou medalha de prata nos 100m costas. No ano passado, faturou a medalha de ouro nas duas provas que disputou, 100m costas e 100m livre. Feito que lhe rendeu o convite para participar do Camping Escolar no início do ano.
 
No período da tarde deste sábado, Laís competiu nos 50m livre e faturou a medalha de prata. Na manhã deste domingo,11, nadará os 100m livre.

Imprensa
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir a etapa regional Rio-Sul do Circuito Loterias Caixa de Atletismo e Natação não precisam de credenciamento prévio. Bastará dirigir-se à sala de imprensa da arena para identificação. 
 
O Circuito
O Circuito Caixa Loterias é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e patrocinado pelas Loterias Caixa. Este é o mais importante evento paralímpico nacional de atletismo, halterofilismo e natação. Composto por quatro fases regionais e duas nacionais, tem como objetivo desenvolver as práticas desportivas em todos os municípios e estados brasileiros, além de melhorar o nível técnico das modalidades e dar oportunidades para atletas de elite e novos valores do esporte paralímpico do país. Em 2018, as disputas das fases nacionais serão separadas por modalidade – haverá ainda um Campeonato Brasileiro de cada esporte. 
 
Patrocínios
O paratletismo tem patrocínio das Loterias Caixa e da Braskem. 
A natação tem patrocínio das Loterias Caixa.
 
Serviço
Data:
10 e 11 de março
Cidade: Porto Alegre (RS)
Atletismo: ESEFID – UFRGS. Rua Felizardo, 750 – Jardim Botânico Porto Alegre -RS 
Natação: Grêmio Náutico União – Sede Moinhos de Vento. Rua Quintino Bocaiúva, 500 – Moinhos de Vento Porto Alegre – RS
 
Programação* 
Circuito Loterias Caixa de Natação e Atletismo – Etapa Regional Rio-Sul
Sábado (10/3) – 14h às 18h 
Domingo (11/3) – 8h às 12h
*Sujeita a alterações
 
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery