O remador Renê Campos conquistou prata para o Brasil na 3ª Etapa da Copa do Mundo de Remo 2019, na Final A do Single Skiff Masculino PR1 (PR1 M1x). O campeonato foi disputado na Raia Internacional de Roterdã, na Holanda, entre os dias 12 e 14 de julho, com mais de 700 atletas inscritos de 42 países.
O brasileiro iniciou a prova brigando pela primeira posição com o vencedor Roman Polianskyi, mas o ucraniano conseguiu aumentar a diferença e cruzou a linha de chegada 11 segundos à frente. Renê participa da Copa do Mundo de Remo desde 2015 e este é seu primeiro pódio. Até então, seu melhor resultado havia sido a 4ª posição em 2018.
Na provas eliminatórias, que precisaram ser adiadas por algumas horas devido ao forte temporal que atingiu Roterdã, Renê já havia se destacado classificando-se para a Final A com o segundo melhor tempo da categoria. As eliminatórias foram realizadas em sistema de qualificação por tempo, utilizando apenas uma raia com saídas a cada 30 segundos.
Em entrevista ao site da World Rowing, Renê conta que ficou muito feliz com o resultado: "Eu gostei da prova! A distância entre [mim e o primeiro colocado Roman Polianskyi] no Mundial de Remo Sênior era de 30 segundos, mas eu consegui reduzir a diferença para 10 segundos. Meu treinamento está indo muito bem."
Renê representou o Brasil nos Jogos Paralímpicos do Rio 2016, terminando com o sexto lugar na Final A do Single Skiff Masculino PR1. Disputando na mesma categoria em 2017, levou a medalha de ouro no CRASH-B de Remo Indoor e no Sul-Americano de Remo. Em 2018, conquistou novamente o primeiro lugar do Single Skiff Masculino PR1 no Sul-Americano e a quarta posição da categoria na 2ª Etapa da Copa do Mundo de Remo.
O remador brasileiro viajou acompanhado do técnico de para-remo da CBR, Guilherme Soares, e do fisioterapeuta Rafael Jacob. Para participação no evento, a equipe utilizou recursos do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).
Com informações da Confederação Brasileira de Remo (CBR)
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)