A terceira etapa regional das Paralimpíadas Escolares 2022, que começa nesta terça-feira, 6, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, contará com uma classe exclusiva para jovens com Síndrome de Down entre os participantes. Serão 58 dos 597 atletas em idade escolar que estão inscritos em três modalidades desta competição: atletismo, bocha e natação.
Esta será a maior etapa regional da competição. Os estados participantes são Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. O atletismo contará com 339 competidores. Já a natação terá 192 e a bocha, 66.
As Paralimpíadas Escolares contam com a classe para atletas com Síndrome de Down desde 2019. No atletismo e natação, a classe 21 é dedicada para este tipo de deficiência intelectual. Ao todo, serão 15 nadadores e 43 competidores no atletismo nesta classe.
“O atleta com Síndrome de Down tem uma desvantagem física muito grande em relação ao atleta com outros tipos de deficiência intelectual. A partir do momento que este atleta começa a ter resultados expressivos, certamente isso vai empolgá-los para treinar mais e nada melhor do que em uma competição estudantil, que nós temos exatamente essa responsabilidade de experimentar e fomentar”, explicou Ramon Pereira, diretor de desenvolvimento esportivo do CPB.
Para as regionais, foram selecionadas as modalidades que possuem um grande número de inscritos na fase nacional. O intuito da diretoria de Desenvolvimento Esportivo do CPB, responsável pela organização do evento, é ter os melhores atletas de cada região do país nas disputas em novembro.
Os três primeiros colocados nas regionais deste ano no atletismo e natação vão se classificar automaticamente para a fase nacional, que acontecerá em novembro. Já na bocha, os dois primeiros, por gênero, vão conquistar a vaga.
A fase nacional acontecerá de 23 a 25 de novembro, também no CT Paralímpico, na capital paulista. A estimativa é que a competição tenha, ao todo, 3 mil crianças com deficiência envolvidas nas provas das fases regionais e da nacional.
Cerimônia de abertura
No início da noite desta terça-feira,6, aconteceu a cerimônia de abertura, no CT Paralímpico. A solenidade contou com a presença de Yohansson do Nascimento, vice-presidente do CPB, Ramon Pereira, diretor de desenvolvimento esportivo do CPB, Silvia Grecco, secretária municipal da pessoa com deficiência da cidade de São Paulo, Júnior Abreu, secretário de esporte e lazer do Espírito Santo, Letícia Boll Vargas, secretária de esporte e lazer do Rio Grande do Sul.
Os atletas Thomaz Moraes, prata nos 400m T47 nos Jogos de Tóquio, e Esthefany Rodrigues, medalhista parapan-americana em Lima 2019 na natação também participaram da cerimônia de abertura. Thomaz foi o responsável por declarar a abertura da regional São Paulo das Paralimpíadas Escolares 2022.
As Paralimpíadas Escolares são idealizadas e organizadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2009 e é o maior evento mundial para crianças com deficiência em idade escolar. No ano passado, a competição contou com mais de 900 atletas, de 25 unidades da federação, e teve o estado de São Paulo como o grande campeão.
Imprensa
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir a etapa regional São Paulo das Paralimpíadas Escolares podem enviar um e-mail para imp@cpb.org.br com os seguintes dados: nome completo, RG ou CPF, veículo por qual irá cobrir o evento e o comprovante do esquema vacinal completo contra a Covid-19. No dia da competição, os profissionais deverão se identificar na sala de imprensa do local.
Serviço
Regional São Paulo das Paralimpíadas Escolares
Data: 7 a 9 de setembro de 2022
Horário: 8h às 18h
Local: Centro de Treinamento Paralímpico
Endereço: Rodovia dos Imigrantes KM 11,5 – sem número – Vila Guarani – São Paulo
Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
O atleta Thomaz Moraes é integrante do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 91 atletas.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)