Começam neste sábado, 14, em Goiânia, as disputas de natação e atletismo da quarta e última etapa regional do Circuito Loterias Caixa. A fase Centro-Leste da competição teve início nesta sexta, 13, com o halterofilismo, no SESI – Clube Ferreira Pacheco. A I Copa Brasil de Esgrima em cadeira de rodas também distribuiu as primeiras medalhas nesta manhã, no Centro de Excelência do Esporte, na capital de Goiás.
Mais de 500 atletas estão inscritos, de 16 estados, sendo Minas Gerais o com maior número de representantes, 203. Para o atletismo e natação, os contemplados nessa fase regional são: Acre, Rondônia, Tocantins, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e o Distrito Federal. As provas dessas modalidades começam neste sábado, 14. Os competidores que alcançarem os índices estabelecidos pelo departamento técnico do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) garantem participação nas etapas nacionais.
Atletas que já possuem vaga garantida, porém, também podem participar das regionais. Este é o caso do nadador Ruiter Gonçalves, da classe S9. Ele disputará a Centro-Leste como parte da preparação para o Open Internacional Loterias Caixa de natação, marcado para os dias 26, 27 e 28 deste mês, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.
O goiano, natural de Catalão, representa o clube mineiro CDDU e é medalhista paralímpico e mundial. Nos Jogos Paralímpicos Rio 2016, integrou a equipe de revezamento do Brasil que conquistou a medalha de prata nos 4x100m livre masculino 34 pontos. No ano passado, no Mundial do México, faturou o ouro no mesmo revezamento e, ainda, uma prata nos 200m medley SM9.
“Nunca participei de uma competição paralímpica oficial no meu estado. Estou feliz por poder fazer isso agora. É uma oportunidade dos meus familiares assistirem. Meu avô e minha esposa estarão lá. Meu desejo é impulsionar o esporte paralímpico em Goiás”, afirma o nadador de 25 anos, que nasceu com má formação congênita na mão esquerda.
Imprensa
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir a etapa regional Centro-Leste do Circuito Loterias Caixa de Atletismo, Halterofilismo e Natação e a I Copa Brasil de esgrima em cadeira de rodas não precisam de credenciamento prévio. Bastará dirigir-se à sala de imprensa da arena para identificação.
O Circuito
O Circuito Caixa Loterias é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e patrocinado pelas Loterias Caixa. Este é o mais importante evento paralímpico nacional de atletismo, halterofilismo e natação. Composto por quatro fases regionais e duas nacionais, tem como objetivo desenvolver as práticas desportivas em todos os municípios e estados brasileiros, além de melhorar o nível técnico das modalidades e dar oportunidades para atletas de elite e novos valores do esporte paralímpico do país. Em 2018, as disputas das fases nacionais serão separadas por modalidade – haverá ainda um Campeonato Brasileiro de cada esporte.
Patrocínios
O paratletismo tem patrocínio das Loterias Caixa e da Braskem.
A esgrima, o halterofilismo e a natação tem patrocínio das Loterias Caixa.
Serviço
Data: 13, 14 e 15 de março
Cidade: Goiânia (GO)
Atletismo e Esgrima em CR: Centro de Excelência do Esporte
Endereço: Av. Oeste, 56-250 – St Aeroporto – Goiânia – GO
Natação e Halterofilismo: SESI – Clube Ferreira Pacheco
Endereço: Av. João Leite, 915 – Santa Genoveva Goiânia – GO
Programação*
Circuito Loterias Caixa de Atletismo, Halterofilismo e Natação – Etapa Regional Centro-Leste
Sexta-feira (13/4) – 9h30 às 12h30 e 15h30 às 19h (somente halterofilismo)
Sábado (14/4) – 8h às 12h e 14h às 18h
Domingo (15/4) – 8h às 12h
I Copa Brasil de Esgrima em cadeira de rodas
Sexta-feira (13/4) – 9h às 12h30 e 13h30 às 18h
Sábado (14/4) – 9h às 12h30 e 13h30 às 18h
Domingo (15/4) – 8h às 12h
*Sujeita a alterações
Assessoria de comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)