Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Programação Paralímpica: Circuito Loterias Caixa de tiro esportivo recebe mais de 50 atletas no RJ

Atiradores em ação na 1ª Fase do Circuito Loterias Caixa | Foto: Dhavid Normando/CPB
O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) organizará a 2ª Fase Nacional do Circuito Loterias Caixa de tiro esportivo, nos próximos dias 13 e 14 de maio, sábado e domingo, em dois locais no Rio de Janeiro. Ao todo, 53 atletas vão disputar as provas de carabina e pistola, na Escola Naval, e de tiro ao prato (trap), no Centro Militar. 

Entre os inscritos estão os seis atiradores brasileiros que participaram do Internacional de Hannover, Alemanha, na última semana. O Brasil voltou da competição com cinco medalhas: um ouro, uma prata e três bronzes. Alexandre Galgani, Bruno Kiefer, Jéssica Michalack, Débora Campos, Sérgio Vida e Geraldo Rosenthal subiram ao pódio, pelo menos em uma prova, no torneio realizado em solos germânicos. 

A 2ª Fase Nacional do Circuito Loterias Caixa de tiro esportivo é o último campeonato da modalidade antes da etapa da Copa do Mundo de Changwon, Coreia do Sul, que será disputada entre os dias 22 e 31 de maio. A competição na Ásia vale vaga direta para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024. 

O Circuito  de tiro esportivo foi dividido em duas fases, assim como acontece nas outras modalidades gerenciadas pelo CPB: atletismo, natação e halterofilismo. A 1ª Fase Nacional ocorreu no último mês de março. Neste ano, o Circuito substitui as duas etapas do Meeting Paralímpico Loterias Caixa de tiro esportivo, que foram organizadas em 2022, também no Rio de Janeiro. 

Parapan-Americano de vôlei sentado 
A Seleção Brasileira masculina de vôlei sentado está em Edmonton, Canadá, para a disputa do Zonal Championship, o Parapan da modalidade, na cidade de Edmonton, entre os dias 9 e 13 de maio. A estreia será nesta terça-feira, diante dos EUA, às 17h (horário de Brasília). 

Antes de ir para a América do Norte, a equipe, comandada pelo técnico Fernando Guimarães, ficou concentrada no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. 

Doze atletas representarão a Seleção Brasileira masculina na competição e, em caso de título, o time, atual campeão do torneio, garante uma vaga nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. O feminino, que não foi para o Canadá, já está classificado pelo título mundial conquistado em Sarajevo, Bósnia, em novembro do ano passado. 

Circuito Escolar Paralímpico 
O Circuito Escolar Paralímpico reunirá 158 crianças e jovens neste sábado, 13, a partir das 8h, para a prática de atletismo na pista e no campo do Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. As provas de bocha e natação acontecerão no dia 10 de junho e as inscrições continuam abertas. 

O Circuito Escolar tem como objetivo estimular a participação dos estudantes em idade escolar com deficiência física, visual e intelectual em atividades esportivas, promovendo ampla mobilização em torno do esporte.
 

Patrocínio
O tiro esportivo é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa. 
O vôlei sentado é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa. 

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br) 

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery