Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Primeiros jovens promissores aparecem no Centro de Formação Esportiva, em SP

Crianças e adolescentes que estão participando do Centro de Formação Esportiva já despertam a atenção dos professores. As atividades, que tiveram início no dia 2 de abril, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, têm como objetivo promover a iniciação de estudantes com deficiência física, visual ou intelectual na faixa etária de 10 a 17 anos em oito modalidades paralímpicas: atletismo, bocha, futebol de 5, goalball, judô, natação, tênis de mesa e vôlei sentado.

Para mais informações sobre o projeto, entrar em contato pelo e-mail: formacaoesportivaparalimpica@cpb.org.br

Um exemplo é João Pedro Santos. O garoto está na segunda semana de atendimento em sua primeira modalidade no projeto, o atletismo. Ele nasceu com má formação do membro inferior direito e sua mãe Kátia contou que ele começou a utilizar prótese ainda pequeno, quando aprendeu a ficar em pé. Ainda nas primeiras aulas, o professor teve uma boa impressão do potencial dele.

“Eu vejo no João Pedro uma criança com muita disposição, inteligência e agilidade. O repertório motor dele é muito bom, provavelmente ele deve ter sido bastante estimulado desde que nasceu. Ele tem condição de seguir pelo atletismo ou qualquer outra modalidade. É importante ele experimentar outras e escolher a que mais o encanta”, ressaltou Henrique Gavini, professor do Centro de Formação Esportiva.

O garoto adora jogar futebol e deseja que sua próxima modalidade no Centro de Formação Esportiva, que oferece gratuitamente a experimentação de modalidades adaptadas, seja o tênis de mesa. “Eu estou achando muito legal, porque surgiu do nada essa oportunidade na minha vida e agora eu estou treinando e vejo que eu posso competir um dia e ganhar prêmios”, disse animado João Pedro, morador da capital paulista.

Podem participar do Centro de Formação Esportiva promovido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) apenas os residentes na cidade de São Paulo ou nos municípios vizinhos, e que estejam matriculadas em rede de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). As atividades são realizadas no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. O projeto espera atender 350 crianças nesse semestre, com a possibilidade de chegar até 500.

As inscrições podem ser feitas pelo e-mail formacaoesportivaparalimpica@cpb.org.br, contendo idade, tipo de deficiência e a cidade de residência ou pessoalmente no CT Paralímpico (Rodovia dos Imigrantes, km 11.5, São Paulo), com o departamento de Coordenação de Esporte Escolar. 

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery