A cerimônia de abertura será realizada na terça, 9, às 19h, no Ginásio do Exército. Na quarta, 10, começam as disputas que classificarão os três melhores para a etapa nacional, em novembro. As competições contarão com 217 atletas no atletismo, 30 na bocha e 61 na natação.
As provas de atletismo e bocha acontecerão Centro Integrado de Educação Física (CIEF), e de natação, serão na Associação dos Servidores da Polícia Federal no Distrito Federal (DIREF).
As unidades da federação que participarão desta regional das Escolares em Brasília são Amazonas (16 atletas), Acre (02), Amapá (28), Distrito Federal (47), Goiás (30), Minas Gerais (95), Mato Grosso (12), Rondônia (32), Roraima (10) e Tocantins (36).
Imprensa: Os profissionais de imprensa deverão enviar um e-mail para imp@cpb.org.br com nome, documento e veículo.
O novo formato da competição prevê três fases regionais e uma nacional. Depois das disputas em Brasília, a cidade de Natal contemplará a fase regional Nordeste das Paralimpíadas Escolares, entre os dias 24 e 26 de agosto. Já o Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, será a sede da etapa Sul-Sudeste (exceção a Minas Gerais, que participará da regional Brasília) de 7 a 9 de setembro. A fase nacional acontecerá de 23 a 25 de novembro, também em São Paulo, no mesmo local.
A estimativa é que a competição tenha, ao todo, 3 mil crianças com deficiência envolvidas nas provas das fases regionais e da nacional.
Para as regionais, foram selecionadas as modalidades que possuem um grande número de inscritos na fase nacional. O intuito da diretoria de Desenvolvimento Esportivo do CPB, responsável pela organização do evento, é ter os melhores atletas de cada região do país nas disputas em novembro.
Os três primeiros colocados nos regionais de atletismo e natação vão se classificar automaticamente para a fase nacional, em São Paulo, que acontecerá em novembro, no CT Paralímpico. Já a bocha, os dois primeiros, por gênero, vão conquistar a vaga.
As Paralimpíadas Escolares são idealizadas e organizadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2009 e é o maior evento mundial para crianças com deficiência em idade escolar. No ano passado, a competição contou com mais de 900 atletas, de 25 unidades da federação.
Serviço
Regional Brasília Paralimpíadas Escolares
Cerimônia de abertura
Data: 09/08/2022
Horário: 19h
Local: Ginásio do Complexo Esportivo do Comando Militar do Planalto
Endereço: Avenida do Exército S/N, Setores Complementares, SMU – Brasília, DF
Atletismo e bocha
Local: Centro Integrado De Educação Física – CIEF
Endereço: SGAS 907 – Asa Sul, Brasília
Data: 10, 11 e 12 de agosto de 2022.
Horário: 9h às 17h.
Natação
Local: DIREF
Endereço: Associação dos Servidores da Polícia Federal no Distrito Federal – Sps – Brasília, DF
Data: 10, 11 e 12 de agosto de 2022.
Horário: 9h às 17h.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)