Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Primeira nacional do Circuito Loterias Caixa se encerra com quatro recordes mundiais

O mineiro atleta Claudiney dos Santos (CAD), da classe F56, estabeleceu o novo recorde mundial do lançamento de disco no Circuito Loterias Caixa de atletismo, que se encerrou neste domingo, 3, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.

A competição reuniu 287 atletas de 22 Estados e do Distrito Federal neste sábado e domingo, 2 e 3 de junho, e marcou a estreia das etapas nacionais em novo formato. No próximo final de semana, 9 e 10, será a vez dos atletas da natação disputarem a primeira nacional do Circuito Loterias Caixa, também no CT Paralímpico.

Claudiney lançou o disco a 46m68 e bateu o recorde mundial, a antiga marca era 45m49 do iraniano Ali Mohammadyari desde 2014.

Natural de Bocaiúva, Minas Gerais, ele sofreu um acidente de moto em 2005, aos 25 anos. No hospital, precisou amputar a perna ao nível do quadril (desarticulação de quadril). Neste ano, o atleta de 39 anos passou a integrar o grupo de atletas que participam do centro de referência de atletismo que treina no CT Paralímpico e conta com cerca de 50 integrantes.

Campeão paralímpico no lançamento de disco nos Jogos Paralímpicos Rio 2016 e prata nos Jogos de Londres no lançamento de dardo (F57, na época), Claudiney compõe o grupo de atletas que viaja à Europa ainda neste mês para disputar etapas do Grand Prix de atletismo. “Venho numa evolução boa, agora é focar na preparação do Grand Prix e dar o meu melhor”, comentou.

A Seleção Brasileira de atletismo embarca para França, para disputar a etapa de Paris do Grand Prix da modalidade, nos dias 14 e 15 de junho. Depois a equipe segue para Berlim, na Alemanha, para outra etapa do Grand Prix, de 30 de junho a 1 de julho. Os eventos compõem o principal circuito internacional da modalidade, organizado pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC, em inglês).

Ao todo, 14 recordes brasileiros, seis das Américas e quatro mundiais foram batidos nesta 1ª etapa nacional do Circuito Loterias Caixa de atletismo. No sábado, 2, Elizabeth Gomes (ASPA) bateu os recordes mundiais das provas de arremesso de peso com 7m41 e de lançamento de disco com 16m44, da classe F52, e André Rocha (ADV-VALE) superou sua própria marca mundial no arremesso de peso, da classe F53, com 8m81.

A segunda etapa nacional será em agosto. E, em outubro, o Campeonato Brasileiro – antiga terceira fase – reunirá os oito melhores de cada prova e classe de acordo com o ranking nacional da modalidade. 

O calendário das etapas nacionais do Circuito Loterias Caixa em junho ainda contempla a etapa do halterofilismo, de 22 a 24, que será realizado simultaneamente à II Copa Brasil de esgrima em cadeira de rodas, também no CT Paralímpico.

O Circuito

O Circuito Caixa Loterias é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e patrocinado pelas Loterias Caixa. Este é o mais importante evento paralímpico nacional de atletismo, halterofilismo e natação. Composto por quatro fases regionais e duas nacionais, tem como objetivo desenvolver as práticas desportivas em todos os municípios e estados brasileiros, além de melhorar o nível técnico das modalidades e dar oportunidades para atletas de elite e novos valores do esporte paralímpico do país. Em 2018, as disputas das fases nacionais serão separadas por modalidade – haverá ainda um Campeonato Brasileiro de cada esporte. 

Patrocínios

O paratletismo tem patrocínio das Loterias Caixa e da Braskem.

Time São Paulo 
O atleta Claudiney dos Santos é integrante do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo que beneficia 62 atletas e seis atletas-guia de dez modalidades.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery