Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Primeira fase do Camping Escolar Paralímpico terá 12 alunos da Escola de Esportes do CPB

A primeira edição do Camping Escolar Paralímpico foi em 2018. Foto: Foto: Daniel Zappe/CPB

Doze dos 117 atletas participantes do Camping Escolar Paralímpico, que acontecerá de 29 de janeiro a 5 de fevereiro, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, são oriundos da Escola Paralímpica de Esportes do CPB. 

O Camping Escolar é idealizado e realizado pelo CPB desde 2018 e tem como objetivo proporcionar a jovens atletas, com idade entre 12 e 17 anos, selecionados a partir das Paralimpíadas Escolares, o primeiro contato com a rotina de um atleta de alto rendimento. 

Jovens esportistas que iniciaram a vida esportiva na Escolinha do CPB foram selecionados para o Camping. Ao todo, 12 atletas de sete modalidades (atletismo, bocha, goalball, natação, padabadminton e vôlei sentado) terão a oportunidade de vivenciar por uma semana a rotina de atletas de alto rendimento. 

“Eu estou bastante feliz! Estou com a expectativa bem lá em cima, são expectativas bem positivas. Tudo que eu já conversei com outros atletas que participaram do Camping é maravilhoso. A rotina de treino, o que você aprende, a convivência com outros atletas e com outros treinadores é uma coisa diferente. Estou animado com o que eu vou aprender. Animado com a convivência, porque são pessoas de outros estados, com outras rotinas, e eu posso aprender bastante e ensinar também”, contou empolgado João Pedro Dantas, 14, que tem glaucoma congênito e está na Escola Paralímpica de Esportes desde 2019.

LEIA MAIS
CPB oferece transporte gratuito para alunos da Escola Paralímpica; confira os locais de encontro

Para Ramon Pereira, diretor de desenvolvimento esportivo do CPB, esta transição de atletas entre os projetos reflete bem o sucesso das ações. 

“Todos os projetos da Diretoria de Desenvolvimento Esportivo, e na Diretoria de Alto Rendimento, se interrelacionam e isso é muito importante porque todos nós buscamos o objetivo maior: os resultados nos Mundiais e nos Jogos Paralímpicos. Então, esse sincronismo tem que existir!”

Além dos atletas, 21 técnicos e dois guias foram convidados para participar do Camping para também terem contato com rotinas dos profissionais de alto rendimento.  
  
Na primeira edição do Camping Escolar, em 2018, apenas atletismo e natação foram contemplados. Em 2020, apenas o primeiro encontro foi realizado presencialmente, em janeiro, devido à pandemia da Covid-19.   

Ao todo, foram convidados 20 atletas para o atletismo, seis para o basquete em cadeira de rodas (3×3), oito para bocha, nove para o futebol de 5, 14 para o futebol de 7 (para paralisados cerebrais), sete para o goalball, oito para o judô, 20 para a natação, seis para o parabadminton, três no parataekwondo, dois no tênis em cadeira de rodas, sete no tênis de mesa, e nove no vôlei sentado.   

Os atletas que participam do Camping, além de cumprirem todas as atividades propostas pelos técnicos do CPB e confederações, se responsabilizam por participarem de competições regionais e/ou nacionais de suas modalidades ao longo do ano.    

Patrocínio
A Escola Paralímpica de Esportes tem o patrocínio do Grupo Volvo via Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery