Neste domingo, 13, às 11h, a final da Copa Loterias Caixa de Goalball será transmitida ao vivo no canal SporTV 3. A partida será a decisão da chave masculina da série A do campeonato. Os finalistas serão conhecidos após as semifinais, marcadas para a tarde deste sábado, 12. A competição nacional ocorre no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.
“Este domingo nos reserva momentos de emoção e alegria. O goalball, modalidade mais praticada por deficientes visuais, será transmitido ao vivo para a sociedade brasileira. Pela primeira vez, todos poderão acompanhar os nossos craques que dão tantas alegrias para o nosso país”, anunciou Mizael Conrado, presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).
Em agosto, as Seleções Brasileiras de goalball participaram dos Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019, em que ambas as equipes, feminina e masculina, conquistaram a medalha de ouro.
“Nós, amantes de goalball, estamos muito felizes por este momento. Um acontecimento como esse, a transmissão ao vivo da final de um campeonato nacional, possibilita que as pessoas conheçam o goalball. Essa é a modalidade mais praticada por pessoas com deficiência visual no mundo e faltava esse recurso para divulgar ainda mais esse esporte, porque ainda há muita gente que não conhece”, celebrou Alessandro Tosim, técnico da Seleção Brasileira e comentarista da transmissão.
LEIA MAIS
Favoritos largam com vitórias no Brasileiro de Goalball, no CT Paralímpico
Brasileiro de Goalball começa nesta quarta-feira, 9, no CT Paralímpico
“Vejo isso como uma evolução para a modalidade. Fico muito emocionado por termos conquistado esse feito de ter uma transmissão ao vivo na televisão. Sempre me perguntavam quando ia passar uma partida na televisão e agora posso convidar todos para assistir e prestigiar o nosso trabalho. Vai alcançar um público maior, romper barreiras e mostrar que as pessoas com deficiência têm oportunidades”, comentou Leomon Moreno, bicampeão mundial da modalidade (2014 e 2018), que joga pelo Santos, um dos favoritos ao título brasileiro.
Em 2018, as equipes brasileiras de goalball garantiram a suas vagas nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020. No Mundial da modalidade, realizado em Malmo, na Suíça, o Brasil carimbou o passaporte para o Japão, pois o time masculino faturou o ouro e, o feminino, o bronze.
A Copa Loterias Caixa de Goalball conta com a participação de 33 equipes divididas entre as Séries A e B. Ao todo, mais de 300 pessoas, sendo 189 atletas, estão envolvidos no torneio deste ano.
A transmissão da final de goalball é uma ação do Selo Brasil Paralímpico – parceria institucional entre o Comitê Paralímpico Brasileiro e o Grupo Globo.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)