A paulista Vanessa Cristina, 35, atleta da classe T54 (competem em cadeira de rodas), venceu a Maratona de Duluth, no estado de Minnesota, nos Estados Unidos, neste sábado, 21.
A atleta conquistou o ouro com tempo de1h39min55, marcando seu melhor tempo da carreira. Antes, sua marca mais rápida era de 1h40min21 registrado em Sevilha, na Espanha, em 2020.
Completaram o pódio a norte-americana Linden Williamson com 1h49min29 e a nigeriana Hanna Babalola com 1h57min33.
Vanessa foi submetida à amputação da perna esquerda abaixo do joelho aos 24 anos devido a um acidente de moto. A convite do seu técnico Eduardo Leonel, a paulista teve seu primeiro contato com o atletismo paralímpico.
Em 2024, a atleta ficou na 10ª colocação na maratona dos Jogos Paralímpicos de Paris, com tempo de 1h56min33. Após cinco meses de lesão a atleta voltou a competir na tradicional Maratona de Boston, nos Estados Unidos, em abril de 2025, ocasião em que obteve a sétima colocação.
Patrocínio
As Loterias Caixa a Caixa, a Asics e a Braskem são as patrocinadoras oficiais do atletismo.
Time São Paulo
A atleta Vanessa Cristina integra o Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, que beneficia 149 atletas.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)