A nadadora paulista Beatriz Flausino, 21, da classe S14 (deficiência intelectual) conquistou nesse sábado, 14, venceu os 200m medley e conquistou sua terceira medalha de ouro na etapa do World Series de natação disputada em Guadalajara, no México,na noite desse sábado, 14, quarto dia de competição. Além dela, a jovem Camila Teixeira Dias, 15, da classe S8 (comprometimento físico0-motor) foi medalhista de prata na mesma data, na prova dos 100m costas para atletas juniores.
A competição é um circuito internacional da modalidade organizado pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC, sigla em inglês). As provas no World Series são multiclasses, ou seja, nadadores com diferentes tipos de deficiência nadam na mesma série, sendo que as classificações às finais e as medalhas serão definidas por meio do Índice Técnico da Competição (ITC).
O ouro desse sábado de Beatriz nos 200m medley veio com tempo de 2min35s88 e 860 pontos.
Já Camile, 15, obteve a prata nos 100m costas para atletas juniores com o tempo de 1min29s66 e 666 pontos.
Com os novos pódios, o Brasil acumula um total de seis medalhas desde o início da competição, na quinta-feira, 12: quatro ouros, uma prata e um bronze.
Beatriz já havia conquistado o ouro nos 100m peito e nos 100m borboleta e um bronze nos 100m livre. As medalhas douradas da atleta ainda renderam a ela dois recordes das Américas e também o índice para o Mundial de Singapura.
O outro ouro foi obtido pelo carioca Thomaz Matera, da classe S11 (cegos), nos 100m borboleta, resultado que também
A competição oferece a última oportunidade para que atletas brasileiros cheguem às marcas estabelecidas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro como um dos critérios para formação da Seleção Brasileira.
Apesar da obtenção dos índices, todos os atletas ainda deverão aguardar a convocação oficial do CPB nas próximas semanas para terem seu nome garantido na delegação em Singapura.
Patrocínio
As Loterias Caixa e a Caixa são as patrocinadoras oficiais da natação.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)