Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Paris apresenta rotas da maratona e do ciclismo nos Jogos Paralímpicos de 2024

Fachada com identidade dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024 | Foto: Alessandra Cabral/CPB

O Comitê Organizador Local dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024 divulgou as rotas da maratona e das provas de ciclismo de estrada no megaevento, que ocorrerá entre os dias 28 de agosto e 8 de setembro do ano que vem.

O percurso irá destacar o departamento de Seine-Saint-Denis, na região metropolitana da capital francesa e sede de várias instalações dos Jogos, incluindo o Centro Aquático, a Arena Norte de Paris, a Arena de Escalada Esportiva Le Bourget, o Stade de France e a Vila dos Atletas, além do Pulse, a sede do Comitê Organizador de Paris 2024. Será possível acessar todo o percurso da maratona e das provas de ciclismo gratuitamente.

No último dia dos Jogos, 8 de setembro, os corredores da maratona paralímpica competirão na lendária corrida de 42,195km em um percurso que inclui uma subida de 185 metros e chega ao centro de Paris.

Após partirem de La Courneuve, no parque Georges-Valbon, os atletas Paralímpicos das classes T12 (baixa visão) e T54 (cadeirantes) seguirão em direção à comuna de Le Bourget. Eles cruzarão Seine-Saint-Denis, seguindo por Drancy e Bobigny, onde os atletas paralímpicos passarão ao lado do Prisme, um importante centro para o esporte inclusivo, que será aberto em 2024 e receberá pessoas com e sem deficiências.

Após passar por Pantin, os corredores da maratona paralímpica seguirão de volta para Saint-Denis, chegando pelo sudeste e passando em frente à Basílica de Saint-Denis e, depois, pelo Stade de France, na área do canal de Saint-Denis.

A rota os levará a Aubervilliers, oferecendo a oportunidade de ver o Pulse, a sede do Comitê Organizador de Paris 2024, estabelecido em Saint-Denis desde 2021.

Após mais de 26 km muito rápidos e praticamente planos em Seine-Saint-Denis, a maratona paralímpica entrará em Paris pela Porte d’Aubervilliers e embarcará na parte final da corrida, com dois trechos desafiadores aguardando os atletas.

O Parque Buttes-Chaumont e os Champs-Élysées darão emoção ao final da corrida e comporão a maior parte da subida de 185 metros. Farão parte do cenário desta seção os Grands Boulevards, o Palais Garnier e a Igreja La Madeleine.

À medida que se aproximarem dos últimos 5 km, os corredores passarão pela Place de la Concorde, local da cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos, onze dias antes, antes de seguirem para Champs-Élysées e seus paralelepípedos. Então, darão a volta ao Arco do Triunfo, o último desafio ao se aproximar da marca dos 40 km.

A corrida terminará em frente à Esplanade des Invalides, que também será a linha de chegada para a maratona olímpica.

Ciclismo
O ciclismo paralímpico será disputado de 4 a 7 de setembro, com um percurso de 13,9 km e uma subida de 140m, com início e fim em Clichy-Sous-Bois, no coração de Seine-Saint-Denis.

Clichy-sous-Bois foi escolhida como local de início e término do percurso para a prova de contrarrelógio e revezamento em equipe de ciclismo.

Como é comum nos Jogos Paralímpicos e nos eventos de ciclismo paralímpico, Paris 2024 oferecerá um percurso de 13,9 km que permite adaptar o número de voltas e, portanto, a distância a ser percorrida para cada evento e classe.

Na Boulevard Emile Zola, em frente ao complexo esportivo Henri Barbusse, os ciclistas deixarão Clichy-sous-Bois e seguirão para o leste, por meio da floresta de Bondy. O percurso levará rapidamente os ciclistas para o distrito de Coubron, em uma estrada reta e plana, alternando entre áreas urbanas e rurais.

O percurso de 13,9 km, que inclui uma subida de 140 metros, verá os ciclistas irem de Clichy-Sous-Bois a Coubron, antes de chegar à Seine-et-Marne. As seções particularmente desafiadoras começarão quando eles entrarem na cidade de Courtry, começando com a Colina de Courtry (1 km).

Os ciclistas, então, voltarão em direção a Clichy-sous-Bois e enfrentarão a seção final desafiadora do percurso, a Colina de Clichy-sous-Bois, com uma subida de 850 metros.

O evento de revezamento em equipe mista apresentará um percurso ainda mais dinâmico, de 1,8 km, no coração de Clichy-sous-Bois, ao redor do complexo esportivo Henri Barbusse.

*Com informações do Comitê Paralímpico Internacional (IPC).

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery