A primeira edição do Parapan-Americano Universitário, que aconteceu no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, terminou na última sexta-feira, 27. A competição contemplou três modalidades: atletismo, natação e tênis de mesa. Ao todo, participaram 109 atletas de quatro países: Brasil, Chile, Uruguai e Argentina.
No atletismo, destaque para Pedro Neves, da classe T38, que faturou ouro no salto em distância e prata no arremesso de peso e lançamento de dardo. “Me sinto honrado em poder representar o Brasil e subir ao pódio, mesmo com tantas dificuldades. Foi incrível participar desta competição”, declarou o atleta, que nasceu com uma atrofia no braço direito devido a complicações em seu parto.
No tênis de mesa, a atleta Milena Santos, da classe 7, faturou a medalha de ouro. Nesta modalidade, competiram nove atletas, todos brasileiros.
Já na piscina, Maria Dayanne da Silva (S6) faturou três medalhas: ouro nos 50m borboleta e 100m costas, prata nos 50m livre. Ela cursa o segundo período de nutrição.
A competição foi organizada pela Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU). Acesse aqui os boletins de resultados do evento. Simultaneamente, aconteceu o Pan-Americano Universitário, também nas dependências do CT Paralímpico.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)