O paranaense Vitor Tavares, único representante do Brasil no badminton nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, venceu a disputa individual da classe SH6 (baixa estatura) no Campeonato Brasileiro da modalidade, disputado no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, de 17 a 20 de outubro.
O 8º Campeonato Brasileiro de badminton paralímpico e o III Campeonato Brasileiro “Diego Mota” Sub-23 , disputados simultaneamente no CT, contaram com 133 atletas, sendo 41 mulheres e 92 Homens, representando 41 clubes de 14 estados e do Distrito Federal.
Vitor disputou o torneio com outros quatro competidores de sua classe. Todos jogaram contra todos e o paranaense se sagrou campeão invicto, sem perder nenhum game. A última partida de Vitor foi realizada na manhã desta sexta-feira, 20. Ele venceu Dheyvid Bispo De Almeida por 2 a 0 (parciais de 21/ 7 e 21/2).
Antes, ele derrotou também os atletas Vinicius De Oliveira Costa (21/5 e 21/6), Marcio Dellafina (21/4 e 21/3) e Rennê Leite Carmo De Souza (21/1 e 21/4).
Vitor, quarto colocado nos Jogos de Tóquio, já vinha de um título recente na chave de simples no Internacional da Austrália, no início de outubro.
Ele é um dos 31 convocados do badminton para representar o Brasil nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago, no Chile, de 17 a 26 de novembro. Vinte e nove dos convocados para a competição chilena participam da competição no CT Paralímpico, incluindo Vitor.
“Estou me sentindo muito bem, em uma das minhas melhores formas fisicamente, mentalmente, taticamente e tecnicamente. Os bons resultados indicam que posso chegar muito bem nos próximos Jogos Paralímpicos, em Paris, no ano que vem. O Parapan será uma etapa muito importante para estar bem até lá. É uma competição complicada, em que devo enfrentar o norte-americano Miles Krajewski, que é minha dupla nas competições internacionais. Vou dar meu melhor para ganhar no Chile”, afirmou.
O paranaense também comemorou o crescimento da modalidade no Brasil. “É um esporte apaixonante e que vem tendo uma renovação no país. Estar em um grande campeonato nacional é sempre bom. Posso trocar ideias com os jovens que estão começando e servir de inspiração a eles para que mais atletas possam chegar longe”, disse.
Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
O atleta Vitor Tavares é integrante do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 91 atletas.
Patrocínio
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do badminton.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)