O Paraná venceu a disputa por equipes no Campeonato Brasileiro de Esgrima em cadeira de rodas, realizado este fim de semana, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo. A equipe formada por Rodrigo Massarutt, Moacir Ribeiro, Clodoaldo Zafatoski e Jovane Guissone venceu o time paulista por 45 a 21 pontos.
O ouro por equipes fechou o “fim de semana perfeito” para Guissone, que venceu ainda na espada B e no florete. As disputas serviram como ajuste na performance do atleta, que embarca no próximo sábado, 4, para o Mundial da modalidade, em Roma, na Itália.
“É muito importante poder colocar em prática aqui o que a gente faz em treinamento. Se dá certo aqui, vai dar certo lá fora”, avaliou.
Mesmo com o embarque tão próximo, Jovane garante que continuará treinando em Curitiba até o último momento. Ele será acompanhado por mais três atletas no Mundial: Alex Souza, Lenilson Oliveira e Moacir Ribeiro.
Ajudada por Guissone, o Paraná também garantiu o troféu de melhor equipe no quadro geral. O somatório de pontos individuais permitiu que a equipe já fosse direto para a final por equipes. O Rio Grande do Sul ficou em terceiro lugar depois de perder para São Paulo na semifinal, por 45 a 32 pontos.
O evento
O Campeonato Brasileiro de esgrima em cadeira de rodas foi organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, de 27 a 29 de outubro, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo.
Patrocínio
A equipe brasileira de esgrima em cadeira de rodas tem patrocínio das Loterias Caixa.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)