Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Paralimpíadas Escolares ampliam programa esportivo com retorno do taekwondo e estreia do rúgbi em CR

Yuri Angelo (à esquerda) durante disputa nas Paralimpíadas Escolares 2025, realizadas no CT Paralímpico | Foto: Alessandra Cabral/CPB

As Paralimpíadas Escolares 2025 começam nesta quarta-feira, 19, com duas novidades na programação: o retorno do taekwondo, após dois anos, e a inclusão do rúgbi em cadeira de rodas, elevando para 15 o número de modalidades desta edição.

Realizadas desde 2006, as Paralímpiadas Escolares se consolidaram como o maior evento mundial para jovens atletas com deficiência e desempenham papel central no desenvolvimento das futuras gerações do paradesporto brasileiro.

O taekwondo contará com 16 atletas de sete estados (AP, MG, SP, RJ, MT, RN e SC). Minas Gerais e Rio de Janeiro despontam com as maiores delegações, com cinco atletas de cada estado. Entre os representantes mineiros, estão Yuri Angelo (até 70 kg) e Kathlyn Vitória (até 52 kg), que estreiam na modalidade.

Yuri adquiriu a deficiência em um acidente de carro em 2021. Após período de reabilitação, iniciou no paradesporto pela natação, até migrar para o taekwondo no fim de 2024. Para ele, o retorno da modalidade ao programa é um passo importante: “É muito bom, veio muita gente, e isso é um sinal de que está crescendo. Esses atletas jovens já criam uma bagagem para, quem sabe, disputar uma vaga na seleção. Dá para ir bem aqui. O nível está ali”.

Já Kathlyn, que possui malformação congênita, conheceu o paradesporto aos 12 anos e teve contato com o taekwondo em 2022. A transição para a modalidade ocorreu em 2024, influenciada por referências nacionais, como a campeã paralímpica Ana Carolina Moura.

“É uma arte marcial que está ganhando visibilidade. Acho que a Carol incentivou muita gente. Todos os esportes têm um começo, e o taekwondo desperta muito interesse, não só no meu coração, mas no de muita gente”, explicou a atleta.

No rúgbi em cadeira de rodas, modalidade estreante, serão 13 atletas representantes, oriundos do Distrito Federal, São Paulo e Goiás. Cinco deles integram a Escola Paralímpica, iniciativa do CPB voltada à formação de novos talentos. Um dos destaques é o paulista Erick Silva, que em 2025 passou a integrar a Seleção Brasileira principal e esteve na campanha de bronze no Qufora Egmont Open, na Dinamarca.

“A entrada do rúgbi nas Escolares é muito importante. Ajuda o esporte a crescer, traz atletas jovens e pessoas que sonham em competir. É uma chance de conhecer a competição, ter experiência. E é bom também para a Seleção, porque precisa de atletas jovens e é daqui que eu vim”, afirmou Erick, que possui Charcot-Marie-Tooth (CMT), uma condição neuromuscular progressiva.

A edição deste ano reúne 2.056 atletas das 27 Unidades Federativas. A primeira fase vai até sexta-feira, 21, com disputas pela manhã e à tarde nas modalidades de atletismo, goalball, futebol de cegos, basquete 3×3 em cadeira de rodas, halterofilismo, taekwondo, tênis em cadeira de rodas e rúgbi em cadeira de rodas. A segunda fase será realizada de 26 a 28 de novembro, com natação, bocha, vôlei sentado, futebol PC, judô, tênis de mesa e badminton.

Imprensa
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir as Paralimpíadas Escolares 2025 podem enviar um e-mail para imp@cpb.org.br com os seguintes dados: nome completo, RG ou CPF e veículo pelo qual irá cobrir o evento. No dia da competição, os profissionais deverão se identificar na sala de imprensa do local.

Serviço
Paralimpíadas Escolares 2025

Datas: 1ª fase – 18 a 21 de novembro | 2ª fase – 26 a 28 de novembro
Horário: a partir das 8h da manhã
Local: Centro de Treinamento Paralímpico
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, km 11, 5, Vila Guarani – São Paulo (estação Jabaquara – Comitê Paralímpico Brasileiro do Metrô)

Patrocínio
As Loterias Caixa e a Caixa são as patrocinadoras oficiais do taekwondo e do rúgbi em cadeira de rodas.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Braskem
  • Loterias Caixa

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo