Minas Gerais recebe mais uma etapa do Meeting Loterias Caixa, neste sábado, 30, em Uberlândia, no Triângulo Mineiro. Ao todo, 127 atletas estão inscritos, sendo 99 do atletismo e 28 do halterofilismo.
Os grandes destaques nesta competição estarão presentes no halterofilismo, que contará com oito dos 18 atletas convocados para o Campeonato Mundial da modalidade, que acontece entre novembro e dezembro, em Tbilisi, na Geórgia, nas disputas nesta etapa. Todos os convocados participantes do Meeting Paralímpico representarão o Clube Desportivo para Deficientes de Uberlândia (CDDU): André Paz (categoria até 97kg), Ângela Teixeira (até 67kg), Elizete Araújo (até 79kg), Lara Lima (até 41kg), Luciano Dantas (até 65kg), Mateus de Assis (até 107kg), Gabriel Lima (até 49kg), Valeria dos Santos (até 86kg). Confira aqui a convocação completa para o Campeonato Mundial de halterofilismo na Geórgia.
“As expectativas para o Meeting são boas, mas sempre tem um frio na barriga. Vou usar a competição para avaliar a minha preparação para o Mundial. Os treinamentos estão bem intensificados por conta do Mundial, sempre treinamos forte independente de ter competição no momento ou não”, contou o mineiro Mateus de Assis, que tem limitações nos membros inferiores em decorrência de mielomeningocele.
Esta será a segunda cidade que é sede da competição e que contará com o halterofilismo. A estreia da modalidade ocorreu em Brasília, há uma semana.
Os destaques do atletismo nesta etapa do Meeting Loterias Caixa são os medalhistas nos Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019 Poliana Sousa (classe F54), prata no lançamento de dardo, e Mauro de Sousa (F63), ouro no arremesso de peso.
Em Uberlândia, as disputas acontecerão no SESI Gravatás, endereço: Rua Nova Ponte, 500 – Jardim dos Gravatás, Uberlândia.
O Meeting Paralímpico é idealizado e criado pelo CPB e conta com o patrocínio das Loterias Caixa. O evento tem como objetivo promover o desenvolvimento da prática esportiva, contribuir para o aprimoramento técnico das modalidades em disputa (atletismo, halterofilismo e natação) e propiciar oportunidades de competição aos atletas paralímpicos.
Neste mês de outubro, o Meeting Loterias Caixa passou por Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte. Até dezembro, 16 cidades brasileiras receberão ao menos uma etapa do evento com provas de atletismo, halterofilismo e/ou natação, que serão realizadas de acordo com todos os protocolos sanitários estabelecidos pelo CPB, confira aqui.
Imprensa
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir o Meeting Loterias Caixa de 2021 em Uberlândia podem enviar um e-mail para imp@cpb.org.br ou dirigirem-se à sala de imprensa do local para identificação no dia do evento.
Patrocínios
O paratletismo tem patrocínio das Loterias Caixa e da Braskem.
A natação e o halterofilismo têm patrocínio das Loterias Caixa.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)