A proximidade de um megaevento esportivo movimenta fãs das diversas modalidades e desperta também a curiosidade sobre o país-sede das competições. Na época dos Jogos Paralímpicos, a cultura, a culinária e aspectos relativos a conhecimentos gerais a respeito do país entram em voga, além de haver um aumento na procura sobre a história e modalidade dos Jogos Paralímpicos.
Excepcionalmente, a edição dos Jogos de Tóquio 2020 não contará com público presencialmente e, por esse motivo, a melhor forma de entrar no clima nipônico é de forma remota. Confira abaixo formas de entrar no clima de Jogos Paralímpicos fazendo uma imersão na cultura japonesa e nos esportes paralímpicos.
A Japan House, na capital paulista, apresenta o “Lounge Esportivo: Tokyo 2020” que celebra os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, mostrando os mascotes dos Jogos, pictogramas e as modalidades estreantes nesta edição. Há um espaço específico dedicado às modalidades paralímpicas e, em parceria com o CPB, foram desenvolvidos recursos de acessibilidade para melhor aproveitamento de todos. A exposição é gratuita e fica disponível ao público até o dia 12 de setembro.
Para conferir detalhes do megaevento, como o cronograma de competições, fotos dos locais de competição, Vila Paralímpica, acomodações, ônibus usados pelos atletas e mais, o CPB preparou o photobook gratuito “Conhecendo Tóquio dos Jogos Paralímpicos 2020”. A partir desta visão interna dos Jogos, o leitor é capaz de entender como Tóquio recebe os atletas do mundo todo para um evento histórico. Para acessar, basta clicar aqui.
Para saber mais sobre o esporte paralímpico, histórias de paratletas e seus desafios, há produções audiovisuais que exploram bem o tema, como o documentário “Tenório e os Sonhos de Judô”. No filme lançado este ano, o judoca Antônio Tenório, seis vezes medalhista paralímpico, viaja ao Japão. Na terra berço da sua modalidade, Tenório e a Seleção Brasileira paralímpica de judô são desafiados pelo time japonês.
Assista ao filme e acompanhe as discussões sobre pertencimento, descobertas proporcionadas pela viagem ao Japão e rotina de treinos de Antônio Tenório, judoca que participa dos Jogos Paralímpicos de Tóquio em busca da sua sétima medalha.
Confira o trailer:
Conheça mais filmes que contam histórias de paratletas, como Daniel Dias e Susana Schnarndorf, e retratam os desafios do paradesporto clicando aqui.