Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Novo formato do Meeting Paralímpico Loterias Caixa ajuda a revelar talentos, avaliam atletas e dirigentes

Tércia Figueiredo mira alvo durante prova de tiro com arco no CT Paralímpico | Foto: Alessandra Cabral/CPB

Atletas e dirigentes das modalidades incluídas na edição de 2024 do Meeting Paralímpico Loterias Caixa elogiaram o novo formato do evento.

O Meeting é realizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2021, contando com provas organizadas pela Diretoria de Alto Rendimento nas modalidades atletismo, natação e halterofilismo.

A partir deste ano, o evento passa a ter também disputas de bocha, tiro com arco e tiro esportivo. Essas disputas farão parte de etapas regionais de competições organizadas pela Diretoria de Desenvolvimento Esportivo do CPB e que agora passam a fazer parte do Meeting: as Paralimpíadas Universitárias, Paralimpíadas Escolares, Paralimpíadas Militares e Intercentros (competição entre integrantes dos Centros de Referência do CPB).

O Meeting Paralímpico Loterias Caixa também crescerá em abrangência territorial em 2024. Enquanto em 2023 houve disputas em dez capitais, agora haverá competições em todas as capitais brasileiras ao longo do primeiro semestre.

Para os atletas e dirigentes das modalidades que ganharam espaço no Meeting, o novo formato tem potencial de apoiar o desenvolvimento de novos talentos.

“Considero as mudanças no Meeting muito boas. Quanto mais conseguirmos levar o esporte para perto das pessoas, melhor, porque é mais fácil do que trazer as pessoas para o esporte. Isso irá agregar bastante e somar às competições de alto rendimento, como o Campeonato Brasileiro e a Copa Brasil de tiro esportivo. Espero que a iniciativa tenha um grande sucesso”, disse o paulista Alexandre Galgani, único representante do Brasil no tiro esportivo nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 e com vaga garantida para a edição de Paris 2024 do megaevento.

“As provas do tiro esportivo vinham se concentrando no Rio de Janeiro. O Comitê está oferecendo uma chance para todos os atletas participarem de mais competições e com menos custos, aumentando as oportunidades. Além disso, esperamos que parte deles participe de mais de uma etapa, para acumular pontos no ranking nacional”, explicou James Walter, coordenador do tiro esportivo no CPB.

Outra novidade trazida pelo Meeting para 2024 é a possibilidade de inscrição de atletas civis nas disputas de tiro esportivo e tiro com arco das Paralimpíadas Militares, evento que tem como foco agentes das forças de segurança com deficiência.

“Achei as mudanças construtivas, maravilhosas. Elas vão fomentar muito as modalidades paralímpicas para o Brasil. Também achei muito bom incluir os civis nas Paralimpíadas Militares, para que mais pessoas possam ser apresentadas à modalidade e, depois, buscar clubes e federações que possam fomentar o desenvolvimento delas no esporte. Eu sou fruto disso. Temos que massificar o esporte, ir ao máximo de estados para chegar aos novos atletas”, afirmou a arqueira cearense Tércia Figueiredo, ouro na etapa nacional das Paralimpíadas Militares em 2023.

Alberto Cesar Moreira, vice-presidente da Confederação Brasileira de Tiro com Arco (Brasil Arco) agradeceu ao CPB pela inclusão da modalidade nos Meetings. “Vimos este novo formato de meeting como uma grande oportunidade de desenvolvimento da modalidade e de descobrimento de novos talentos desportivos. O evento irá dar a oportunidade de novos atletas participarem das competições, pois oferece distância de 10 metros, para iniciantes, ou 18 metros, para mais experientes”, avaliou.

O novo formato também foi comemorado por Artur Cruz, presidente da Associação Nacional de Desporto para Deficientes (ANDE): “Há um trabalho nosso em parceria com o CPB de promover a bocha, buscando cada vez mais atletas em todos os cantos do Brasil para suprir nossa demanda por talentos em algumas classes. Os Meetings com este novo formato aumentam muito nossas chances de sucesso”, afirmou

O campeão paralímpico de bocha nos Jogos de Londres 2012 Maciel Santos também apontou a possibilidade de obtenção de mais medalhas para o Brasil por meio dos atletas que participarem dos Meetings. “eu como atleta fico muito contente que a bocha seja incluída no Meeting. Tenho certeza de que isso será de grande utilidade para fommentar a modalidade em âmbito nacional. Novos atletas vão surgir com este novo incentivo do CPB, novos campeões que vão despontar nos Jogos Paralímpicos de 2028 e 2032”.

Meeting em 2024

As primeiras etapas do Meeting Paralímpico Loterias Caixa de 2024 acontecerão em Porto Alegre (RS) e Rio Branco (AC) no dia 24 de fevereiro. A última ocorrerá de 20 a 22 de junho, em São Paulo (SP) – confira todas as datas abaixo. A expectativa do CPB é de que 11 mil atletas se inscrevam para as disputas desta temporada.

O Meeting Paralímpico Loterias Caixa tem o objetivo de desenvolver o paradesporto em todo o território nacional, com a participação de novos talentos e atletas de elite. É idealizado e organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2021, como uma atualização dos tradicionais Circuitos Loterias Caixa, que já eram realizados desde 2005. Entre 2021 e 2023, reunia provas de atletismo, natação e halterofilismo, sendo que cada cidade sediava disputas de, pelo menos, uma dessas modalidades.

No ano passado, o Meeting teve sua primeira etapa em julho e passou por dez cidades, com mais de 3 mil atletas inscritos: Manaus (AM),Campo Grande (MS), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Fortaleza (CE), Recife (PE), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR) e São Paulo (SP).

Confira o calendário do Meeting Paralímpico Loterias Caixa 2024:
Porto Alegre (RS) e Rio Branco (AC) – 24 de fevereiro
Porto Velho (RO) – 2 de março
Florianópolis (SC) – 2 e 3 de março
Cuiabá (MT) – 9 de março
Curitiba (PR) – 9 e 10 de março
Salvador (BA) – 16 de março
Campo Grande (MS) – 16 e 17 de março
Aracajú (SE) e Goiânia (GO) – 23 de março
Palmas (TO) – 6 de abril
Recife (PE) – 6 e 7 de abril
João Pessoa (PB) e Belo Horizonte (MG) – 13 e 14 de abril
Natal (RN) e Vitória (ES) – 27 de abril
Rio de Janeiro (RJ) – 10 e 11 de maio
Fortaleza (CE) – 11 de maio
Boa Vista (RR) e Teresina (PI) – 18 de maio
Manaus (AM) e São Luís (MA) – 25 de maio
Macapá (AP) e Belém (PA) – 8 de junho
Brasília (DF) e Maceió (AL) – 15 de junho
São Paulo (SP) – 20, 21 e 22 de junho

*Calendário sujeito a alterações
Patrocínios
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do Meeting Paralímpico Loterias Caixa
As Loterias Caixa e a Braskem são as patrocinadoras oficiais do atletismo
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial da natação
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do halterofilismo
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial da bocha
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do tiro esportivo

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery