O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) informa que dois membros da delegação brasileira testaram positivo para o novo coronavírus em exames realizados no Japão.
Nenhum dos casos envolve atletas e ambos estão assintomáticos e isolados.
O primeiro caso positivo ocorreu em exame de PCR ao desembarque no Japão, na sexta-feira, 6. O membro da delegação estava assintomático durante toda a viagem e foi submetido ao mesmo teste três vezes nos sete dias anteriores ao embarque, conforme previam todos os protocolos.
O segundo caso foi registrado após exame salivar em membro da delegação que se encontra em isolamento na cidade de Hamamatsu, onde a delegação brasileira paralímpica fará sua aclimatação para os Jogos Paralímpicos de Tóquio. Esta pessoa foi igualmente submetida a cinco exames nos últimos nove dias e testou positivo no domingo, 8.
O CPB segue as orientações do Comitê Organizador de Tóquio 2020 para que os referidos integrantes tenham toda a assistência possível neste momento. Os profissionais da área de saúde do CPB monitoram os demais membros da delegação com a realização de testes diários de RT-PCR, todos negativos.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)