Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

NOTA DE PESAR – Falecimento de Joana Neves, medalhista paralímpica na natação

É com extremo pesar que o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) comunica o falecimento da nadadora paralímpica Joana Neves, 37, ocorrido na madrugada desta segunda-feira, 18.

Natural de Natal, Rio Grande do Norte, Joana foi diagnosticada com baixa estatura nos primeiros anos de vida. Começou a praticar natação aos 10 anos por recomendação médica e, aos 13, passou a competir. Já aos 14, participou de sua primeira competição internacional.

Dona de cinco medalhas paralímpicas, duas de prata e três de bronze conquistadas nos Jogos de Londres 2012, do Rio 2016 e de Tóquio 2020, a potiguar também se sagrou campeã mundial e parapan-americana ao longo da última década. Sua última competição internacional foi o Mundial de natação da Ilha da Madeira, em Portugal, disputado em junho de 2022.

À oportunidade, ela foi medalhista de ouro no revezamento 4x50m livre misto, além de prata nos 50m livre da classe S5 (limitação físico-motora). Ainda subiu ao pódio mais duas vezes durante o evento: bronze nos 50m borboleta e nos 100m livre.

“Estamos consternados com a partida da Joana Neves, nossa Joaninha. Tanto carisma fora das piscinas, tanta garra quando caía na água para representar nosso país, seu estado, o Rio Grande do Norte, seus amigos e sua familia. Quanta gente se orgulhava com as conquistas da Joaninha. E quanta alegria ela nos deu. Ela era uma tremenda atleta. Que Deus, em sua infinita bondade, conforte a coração dos familiares e amigos”, disse Mizael Conrado, presidente do CPB, bicampeão paralímpico no futebol de cegos (Atenas 2004 e Pequim 2008) e eleito o melhor jogador do mundo em 1998.

Leia, na íntegra, o texto publicado nas redes sociais da nadadora:

“É com profunda tristeza que comunicamos o falecimento da renomada atleta paralímpica Joana Neves, ocorrido durante a madrugada de hoje. Joana era uma inspiração para todos nós, não apenas pelo seu talento esportivo, mas também pela sua determinação, coragem e espírito resiliente.

Joana deixou um legado marcante no mundo do esporte paralímpico, conquistando inúmeras medalhas e admiradores ao redor do mundo. Sua dedicação e paixão pelo esporte serviram de exemplo para muitos, e seu impacto será lembrado e celebrado por gerações.

Neste momento de luto e dor, expressamos nossas mais sinceras condolências à família, amigos e colegas de equipe de Joana Neves. Que encontrem conforto e forças para superar essa perda irreparável.

Informaremos em breve o local e horário em que o corpo de Joana será velado, para que todos os que desejarem prestar suas últimas homenagens possam fazê-lo.

Que a memória de Joana Neves permaneça viva em nossos corações, inspirando-nos a perseguir nossos sonhos com a mesma determinação e paixão que ela demonstrou ao longo de sua vida.

Descanse em paz, querida Joana. Seu espírito valente e sua luz continuarão a brilhar em nossas lembranças para sempre.”

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery