É com extremo pesar que o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) comunica o falecimento do ex-nadador potiguar Adriano Gomes de Lima, 52, neste sábado, 7.
O ex-atleta tratava um sarcoma (câncer ósseo) desde 2024.
Adriano está entre os grandes medalhistas paralímpicos da história do Brasil, com um ouro, cinco pratas e três bronzes, conquistadas em seis edições dos Jogos (atlanta 1996, Sydney 2000, Atenas 2004, Pequim 2008, Londres 2012 e Rio 2016).
O potiguar esteve entre os atletas homenageados pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) em 2025 durante as comemorações dos 30 anos da entidade, em razão de sua contribuição para o desenvolvimento do paradesporto no Brasil.
Convidado para a cerimônia de abertura do Meeting Paralímpico Loterias Caixa de Natal em junho,ele celebrou o desenvolvimento do Movimento Paralímpico no Brasil e da disseminação de oportunidades para novos atletas em todo o território nacoinal. “Eu comecei a nadar em 1993, dois anos antes da fundação do CPB, então faço parte desta história. Digo que não é por acaso que o Brasil estar sempre entre os 10 melhores nos Jogos Paralímpicos, pois há um investimento muito importante sendo feito no desenvolvimento do esporte paralímpico. É um privilégio ter o CPB promovendo competições de alto nível com grande estrutura em todo o Brasil. Sabemos que destes eventos surgirão grandes atletas que representarão o país em 2028 e nas próximas edições dos Jogos Paralímpicos”, disse Adriano, que também esteve no Meeting Paralímpico Loterias Caixa de São Paulo em agosto.
Adriano chegou à natação em busca de reabilitação após cair de um telhado em meio a uma obra quando tinha 17 anos.
Patrocínio
As Loterias Caixa e a Caixa são as patrocinadoras oficiais da natação.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)













