A Live Paralímpica desta sexta-feira, 20, terá o tema “Negros no esporte paralímpico” em celebração ao Dia da Consciência Negra, comemorado também em 20 de novembro, e contará com a participação dos atletas Raissa Rocha (atletismo) e Alex Sandro Souza (esgrima em cadeira de rodas) e da técnica de futebol de 5, Laryssa Macedo. O bate-papo acontecerá na página oficial do CPB no Facebook às 18h30.
Iniciada no mês de maio, a Live Paralímpica compõe o conjunto de ações feitas pelo CPB durante a pandemia do Covid-19. Ao todo, já foram realizadas 20 transmissões ao vivo. Confira a playlist completa aqui.
Natural de Ibipeba, na Bahia, a lançadora de dardo Raissa Rocha nasceu com má-formação nas pernas e, aos 12 anos, começou a praticar o lançamento de dardo. Entre as principais conquistas da carreira, foi campeã parapan-americana em Lima 2019 no lançamento de dardo e faturou a medalha de bronze no Mundial de atletismo em Dubai, também no ano passado na classe F56 (para cadeirantes).
O esgrimista Alex Sandro Souza nasceu prematuro e por conta disso teve má-formação congênita na perna direita. Atualmente, compete na esgrima em cadeira de rodas na categoria A (para pessoas com movimentação de tronco), mas começou no esporte paralímpico no atletismo aos 19 anos.
Formada em Educação Física, Laryssa Macedo teve seu primeiro contato com o esporte paralímpico a partir de profissionais da equipe de futebol de 5 do CEDEMAC, do Maranhão, que também trabalhavam no time em que ela jogava futsal, em 2013. Atualmente, Laryssa é técnica de futebol de 5 do CEDEMAC.
Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
A atleta Raissa Rocha é integrante do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 70 atletas e sete atletas-guia.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)