A Seleção Brasileira de natação embarca neste sábado, 22, para a Itália para disputar a etapa de Lignano Sabbiadoro da World Series – circuito internacional da modalidade organizado pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC, sigla em inglês). Vinte atletas foram convocados para a competição que começa na quinta, 27, e se estende até domingo, 1º.
Os nadadores velocistas que treinam no Centro de Referência que funciona no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, utilizam de estratégias diferenciadas neste ano para a preparação para as etapas da World Series e dos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020. Na semana passada, de 10 a 16, a equipe esteve com sete atletas em Belo Horizonte, para treinos no Centro de Treinamento da UFMG, onde funciona um dos Centros de Referência do CPB.
Lá, eles realizaram uma competição amistosa com os atletas convencionais do Minas Tênis Clube. “Conseguimos conciliar o período de treinos em Belo Horizonte com este amistoso com o Minas, que é muito importante para os atletas treinarem estratégia e entrar no ritmo de competição”, comentou Leonardo Tomasello, chefe-técnico da natação do CPB.
Os nadadores têm até o fim de abril para obter os índices mínimos, estabelecidos pelo Departamento Técnico do CPB, para classificação para os Jogos Paralímpicos de Tóquio. Confira aqui a tabela de índices.
O Projeto dos Centros de Referência é idealizado pelo CPB e tem como objetivo levar a iniciação esportiva e o alto rendimento às cidades brasileiras para fortalecer o desenvolvimento do esporte paralímpico nacional.
A próxima etapa do World Series que contará com a presença da Seleção será a etapa do Brasil, o Open Internacional Loterias Caixa de Natação, em março, no CT Paralímpico.
Confira a lista dos atletas convocados para a etapa:
Beatriz Borges Carneiro (classe S14)
Bruno Becker da Silva (classe S2)
Caio Amorim Muniz de Oliveira (classe S8)
Carlos Farrenberg (classe S13)
Cecília Kethlen Araújo (classe S8)
Daniel Dias (classe S5)
Débora Carneiro (classe S14)
Edênia Garcia (classe S3)
Gabriel Araújo (classe S2)
Gabriel Melone de Oliveira (classe S6)
Lucilene Sousa (classe S12)
Maiara Barreto (classe S3)
Carol Santiago (classe S12)
Matheus Rheine (classe S11)
Phelipe Rodrigues (classe S10)
Roberto Rodriguez (classe S6 e SB5)
Ruiter Silva (classe S9)
Susana Schnarndorf (classe S4)
Talisson Glock (classe S6)
Wendell Belarmino (classe S11)
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.br)