Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Meeting Paralímpico Loterias Caixa de BH recebe medalhistas paralímpicos em preparação para Mundiais

A halterofilista Tayana Medeiros durante o Meeting Paralímpico Loerias Caixa de 204 em Belo Horizonte | Foto: Washington Alves/CPB

O Meeting Paralímpico Loterias Caixa, organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), chega a Belo Horizonte neste sábado, 7, com 483 atletas em disputas de quatro modalidades em dois endereços da capital mineira. A Universidade Federal de Minas Gerais vai sediar provas de atletismo, com 332 participantes, e de natação, com 83 atletas. Já a Academia de Bombeiro Militar vai receber 52 halterofilistas e 14 atletas da bocha.

Haverá tanto disputas para atletas do alto rendimento como também Seletivas Estaduais das Paralimpíadas Escolares, das Paralimpíadas Universitárias e dos Intercentros (competição entre crianças de 7 a 10 anos alunas de Centros de Referência do CPB), sendo as três últimas competições organizadas pela Diretoria de Desenvolvimento Esportivo do CPB.

O evento terá a participação da carioca e campeã paralímpica Tayana Medeiros, vencedora na categoria até 86kg nos Jogos de Paris 2024. A atleta, radicada em Uberlândia, terá no evento na capital mineira uma das últimas etapas de preparação antes do Mundial da modalidade, que acontecerá no Egito, de 11 a 18 de outubro.

A halterofilista disse que seu objetivo será apurar sua técnica visando ampliar seus resultados até a competição no Egito. “Esta será minha primeira competição na categoria até 86kg neste ano, então quero fazer uma marca boa para o ranking nacional e também fazer um ajuste técnico. Logo em seguida, tenho o Circuito Paralímpico Loterias Caixa [no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, nos dias 21 e 22 de junho] e ali já devo arriscar algo próximo à marca que quero fazer no Mundial”, explicou a atleta.

Em março, Tayana competiu na categoria acima de 86kg na Primeira Etapa Nacional do Circuito Paralímpico Loterias Caixa e encerrou a disputa com a prata e um levantamento de 141kg. Já nos Jogos de Paris, ela se tornou recordista paralímpica na categoria até 86kg e saiu com o ouro ao erguer 156kg.

Para Tayana, competir no estado de seu clube, o Praia/CDDU/Futel, oferece uma oportunidade para que os atletas experientes incentivem os mais jovens. “Nossa equipe está indo muito forte, com atletas veteranos e estreantes. Isso traz uma responsabilidade e tanto para quem está competindo a bastante tempo. É a hora em que os novatos estão mais atentos a nós”, afirmou a atleta, que nasceu com uma doença chamada artrogripose, que comprometeu o movimento de suas pernas.

A piscina da UFMG também receberá um medalhista paralímpico, o mineiro Arthur Xavier, bronze em Paris no revezamento 4×100 da classe S14 (deficiência intelectual). O atleta nada logo após alcançar o índice para o Mundial de natação de Singapura, um dos critérios para formar a Seleção Brasileira que competirá na Ásia de 21 a 27 de setembro. A marca foi obtida no Circuito Paralímpico de Natação – Fase Seletiva.

“Vou nadar os 200m medley, os 100m costas e os 100m borboleta no mesmo local em que treino. Isso me deixa mais confiante. Quando as competições são próximas, meus pais, avós e tios vêm para acompanhar”, contou o atleta que representa a equipe SADEVI/MG-CTE-UFMG e treina na UFMG, sede de um dos Centros de Referência do CPB.

O projeto Centros de Referência têm como objetivo aproveitar espaços esportivos em estados de todas as regiões do país para oferecer modalidades paralímpicas, desde a iniciação até o alto rendimento. Ele funciona por meio de parcerias com universidades, centros de reabilitação, bem como com secretarias municipais e estaduais

Além da participação dos atletas inscritos para competir, a etapa de Belo Horizonte vai contar com a presença especial da ex-atleta mineira Terezinha Guilhermina. A presença de grandes nomes da história do Movimento Paralímpico nos Meeting é uma iniciativa do CPB em comemoração aos 30 anos da instituição celebrados no último mês de fevereiro.

Terezinha competiu pela classe T11, para atletas com deficiência visual, e conquistou oito medalhas em Jogos Paralímpicos entre as edições de Atenas 2004 e Rio 2016, sendo três ouros, duas pratas e três bronzes.


Desafio

Belo Horizonte ainda receberá o Desafio Brasil de Atletismo. A disputa é organizada em parceria pelo CPB e pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e reúne na pista e no campo atletas olímpicos e paralímpicos.

O Desafio contará com 75 atletas paralímpicos, incluindo no grupo a paraense Fernanda Yara, ouro nos 400m da classe T47 nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, e a maranhense Rayane Soares, ouro nos 400m da classe T13 (baixa visão) na mesma edição do megaevento.

Para o paulista Thomaz Ruan, velocista da classe T47 (comprometimento em membros superiores), o evento será uma oportunidade de buscar o índice estabelecido pelo CPB para qualificação ao Mundial de atletismo de Nova Déli, na Índia, que acontecerá de 27 de setembro a 5 de outubro. O atleta é medalhista de bronze nos 400m nos Jogos de Paris 2024 e prata na mesma prova em Tóquio 2020.

“Eu venho me preparando bastante para este Desafio, pensando em estratégias de treinamento para chegar na melhor forma física e mental em Belo Horizonte. Este foco é importante porque o tempo para conseguir este índice para o Mundial é curto. Estou com meu melhor início de ano, com as melhores marcas que já tive no começo de uma temporada”, afirmou o atleta do Instituto Athlon que correu os 100m em 10s78 e os 400m em 48s93s, suas melhores marcas no ano, obtidos em abril, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, na Primeira e na Segunda Fase do Desafio Brasil Paralímpico, respectivamente. 

O Meeting Paralímpico tem o objetivo de desenvolver o paradesporto em todo o território nacional, com a participação de novos talentos e atletas de elite. É realizado desde 2021, como uma atualização dos tradicionais Circuitos Loterias Caixa, que aconteciam desde 2005. Entre abril e agosto deste ano, o evento irá passar por todos os estados e pelo Distrito Federal.

Imprensa
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir o Meeting Paralímpico Loterias Caixa de Belo Horizont podem enviar um e-mail para imp@cpb.org.br com os seguintes dados: nome completo, RG ou CPF e o veículo pelo qual irão cobrir o evento. No dia da competição, os profissionais deverão se identificar na sala de imprensa do local.

Serviço

Meeting Paralímpico Loterias Caixa – Etapa de Belo Horizonte 
Data: 7 de junho, a partir das 8h

Atletismo e Natação
Local: Universidade Federal de Minas Gerais
Endereço: Av. Alfredo Camarate, 617

Bocha e Halterofilismo

Local: Academia de Bombeiro Militar
Endereço: Av. Santa Rosa, nº 10 – Bairro São Luiz


Patrocínio
As Loterias Caixa e a Caixa são as patrocinadoras oficiais do Meeting Paralímpico Loterias Caixa.
As Loterias Caixa, a Caixa, a Braskem e a ASICS são as patrocinadoras oficiais do atletismo.
As Loterias Caixa e a Caixa são as patrocinadoras oficiais da natação, halterofilismo e da bocha 


Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

Se você não deseja mais receber e-mails nossos,cancele sua inscrição aqui.

PATROCINADORES

  • Braskem
  • Loterias Caixa

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

Fornecedor