Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Meeting Paralímpico de Recife recebe jovem nadadora que conquistou 30 medalhas em dois anos

Nadadora Ana Luísa Sampaio durante as Paralimpíadas Escolares de 2024 | Foto: Wander Roberto

Meeting Paralímpico chega à capital pernambucana neste sábado, 31, com 358 atletas inscritos para participar das provas de atletismo, halterofilismo, natação, tiro esportivo e tiro com arco. A competição, que é organizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), será realizada em dois endereços (Parque e Centro Esportivo Santos Dumont e Caxangá Golf & Country Club), com início das provas marcado para as 8h.

No Recife, haverá tanto provas para o alto rendimento como também seletivas estaduais de quatro competições da diretoria de Desenvolvimento Esportivo do CPB: Paralimpíadas Escolares, Paralimpíadas Universitárias, Paralimpíadas Militares e Intercentros (competição entre crianças de 7 a 10 anos alunas de Centros de Referência do CPB).

Na natação, 33 atletas estão inscritos para participar das disputas. A atleta de 14 anos Ana Luísa Sampaio, da classe S14 (deficiência intelectual), é uma das competidoras que prometem demonstrar todo seu potencial no sábado. Dona de 30 medalhas, a jovem iniciou na natação há apenas dois anos e já participou de diversas competições, como as Paralimpíadas Escolares (etapas regional e nacional) e o Meeting Paralímpico, além do Camping Escolar Paralímpico, todas inciativas do CPB. Esta última, é uma oportunidade reservada para que jovens atletas, com idade entre 12 e 17 anos, tenham o primeiro contato com a rotina de um atleta de alto rendimento no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.

A paulista radicada em Olinda (PE) relata que chegar em casa com medalhas conquistadas nas competições mudou a sua autoestima, que antes era bastante prejudicada em decorrência do bullying que sofria na escola. Ana Luísa tem deficiência intelectual, autismo e transtorno de ansiedade generalizada (TAG).

Apaixonada pela natação, a atleta se desloca diariamente de Olinda para a capital pernambucana para se dedicar ao esporte. Agora, se prepara com afinco para o Meeting de Recife que se aproxima. “Durante as provas dá um nervosismo no começo, você fica com o coração acelerado, mas sobe no bloco, pula na piscina e está tudo certo. Competir é uma maravilha. Eu me sinto em casa. A piscina é o meu lugar mesmo. Eu consigo nadar à vontade, consigo me esforçar mesmo e dar o meu melhor sempre”, afirma.

Quem também se prepara para enfrentar as provas do sábado é o pernambucano Sandro Varelo, que será um dos 245 esportistas do atletismo esperados na competição. Para ele, competir em casa gera uma expectativa a mais. “Competir em casa dá um friozinho [na barriga] maior ainda do que competir lá fora. Com a família, as pessoas, os atletas da própria cidade, que se espelham na gente, dá um friozinho a mais na barriga, mas estamos prontos para dar o nosso melhor”, comenta Sandro.

O pernambucano é bicampeão nos Jogos Parapan-Americanos (Santiago 2023 e Lima 2019) no lançamento de dardo e, atualmente, está no primeiro lugar do ranking mundial do lançamento de dardo da classe F55 (compete em cadeira de rodas). No sábado, ele participará das provas de lançamento de dardo e arremesso de peso. 

Além da participação dos atletas inscritos, a etapa de Recife contará também com a presença especial de duas ex-atletas multimedalhistas paralímpicas: Suely Guimarães e Roseane Ferreira dos Santos, conhecida taambém como Rosinha Santos.

A atleta Suely Guimarães, classe F56 (compete em cadeira de rodas), participou de cinco edições dos Jogos Paralímpicos, conquistando três medalhas ao longo de sua carreira no atletismo. Sua primeira medalha em Jogos Paralímpicos foi em Barcelona, 1992, quando garantiu o lugar mais alto do pódio no lançamento de disco. Na edição seguinte, nos Jogos de Atlanta, em 1996, voltou a disputar as provas e ficou com o bronze na nesta prova. Sua terceira medalha veio nos Jogos Paralímpicos de Atenas em 2004, quando foi a campeã no lançamento de disco. Suely foi submetida à biamputação das pernas após sofrer um acidente na calçada de sua casa. 

Também estará presente no Meeting de Pernambuco a recifense Rosinha Santos que tornou-se nos Jogos de Sydney 2000 a primeira mulher brasileira a ganhar dois ouros em uma mesma edição de Jogos Olímpicos ou Paralímpicos ao vencer as provas de arremesso de peso e lançamento de disco da classe F58 (compete sentada), além de bater o recorde mundial nas duas provas. Rosinha perdeu parte da perna esquerda após um acidente em 1990 após ser atropelada, na calçada em frente de sua casa, por um caminhão.

A presença das atletas medalhistas no Meeting Paralímpico é uma iniciativa do CPB em comemoração aos 30 anos da instituição celebrados no último mês de fevereiro.

Imprensa
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir o Meeting Paralímpico de Recife podem enviar um e-mail para imp@cpb.org.br com os seguintes dados: nome completo, RG ou CPF e o veículo pelo qual irão cobrir o evento. No dia da competição, os profissionais deverão se identificar na sala de imprensa do local.

Serviço

Meeting Paralímpico 2025 – Etapa de Recife

Data: 31 de maio, a partir das 8h

Atletismo, natação, halterofilismo e tiro com arco
Local: Parque e Centro Esportivo Santos Dumont
Endereço: Rua Almirante Nelson Fernandes, S/N 

Tiro Esportivo
Local: Caxangá Golf & Country Club
Endereço: Av. Caxangá, 5362

Patrocínio
Braskem e ASICS são as patrocinadoras oficiais do atletismo.


Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Braskem
  • Loterias Caixa

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

Fornecedor