Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Medalhistas mundiais se reúnem para 4º Desafio CPB/CBAT do ano neste final de semana no CT Paralímpico

Claudiney Batista, campeão paralímpico e mundial, treina no CT Paralímpico | Foto: Ale Cabral / CPB

Medalhistas paralímpicos no último Mundial de atletismo, realizado em Paris 2023, na França, vão estar reunidos para a disputa das provas de pista e campo no 4º Desafio CPB/CBAT do ano no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. A competição será realizada neste sábado, 2, e domingo, 3, com 134 atletas paralímpicos inscritos no total, sendo 93 homens e 41 mulheres, além da participação de atletas olímpicos.

O Desafio de atletismo CPB/CBAt tem a finalidade de difundir e desenvolver a prática da modalidade entre atletas brasileiros com e sem deficiência. A competição é dirigida e organizada pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).
Serão disputas em provas de pista, como 100m, 200m, 400m, 800m, 1.500m e salto em distância, e provas de campo, como arremesso de peso e lançamentos de dardo, club e disco.

O atleta mineiro Claudiney Batista, bicampeão paralimpíco e mundial após o ouro no lançamento de disco pela classe F56 (amputados e lesões medulares) em Paris 2023, será um dos participantes. O fluminense Ricardo Mendonça, ouro nos 100m e 200m pela classe T37 (paralisados cerebrais), e os paulistas Alessandro Silva, campeões mundiais no lançamento de disco da classe F11 (cegos), e Samuel Conceição, nos 400m T20 (deficiência intelectual), também vão participar das suas provas.

Entre as mulheres, estarão a baiana Raíssa Machado, medalhista de prata no lançamento de dardo da classe F56 (cadeirantes) em Paris 2023, a paulista Beth Gomes, dona de dois recordes mundiais e dois ouros no arremesso de peso e no lançamento de disco, ambos pela classe F53 (que competem em cadeiras), além da acreana Jerusa Geber, recordista mundial e ouro nos 100m e 200m pela classe T11 (cegas), entre outras.

Nos dois dias de competição, as provas têm previsão de começar às 7h30 e encerrar às 14h (de Brasília).

Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
Os atletas Alessandro Silva, Claudiney Batista, Beth Gomes, Jerusa Geber, Raissa Machado e Ricardo Mendonça são integrantes do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 91 atletas.

Patrocínios
As Loterias Caixa e a Braskem são as patrocinadoras oficiais do atletismo.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery