O medalhista paralímpico Jovane Guissone será o único representante do Brasil na etapa da Copa do Mundo “Szabla Kilinskiego” de esgrima em cadeira de rodas, em Varsóvia, na Polônia. O evento começa nesta sexta-feira, 8, e segue até sábado, 9.
Em busca de pontos no ranking mundial, Jovane, atual número dois da espada B, disputa a competição da espada – sua primeira arma – contra 35 esgrimistas. No dia seguinte acontecem os combates de florete (segunda arma do representante do Brasil), envolvendo 25 competidores. Nas duas competições, o brasileiro, de 39 anos, participa da categoria adulta individual B.
“Estou muito feliz em poder competir em alto rendimento, entre os melhores do mundo”, descreveu o gaúcho.
Apesar de ser a maior referência da esgrima em cadeira de rodas brasileira, Jovane Guissone conta que trabalhou arduamente e buscou implementar novos elementos em seu jogo para melhorar cada vez mais. “Estou bem focado no trabalho, buscando cada vez mais novidades para o meu jogo, algo que possa melhorar toda a nossa esgrima”, pontuou Guissone. “Sinto que estou no caminho certo e, com muita garra e confiança, vou competir para buscar uma medalha”, concluiu.
O esgrimista não estará sozinho em solo polaco. Será acompanhado pelo técnico Marco Xavier, que além de acompanhar Jovane, também cumprirá funções na organização do evento.
A World Cup “Szabla Kilinskiego” é uma realização da Federação Internacional do Esporte para Amputados e Cadeirantes (IWAS, sigla em inglês).
*Com informações da Confederação Brasileria de Esgrima (CBE)
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)