Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Medalhista mundial e fã de Britney Spears bate marca pessoal no halterofilismo

Na manhã deste domingo, 25, último dia do Regional Norte-Nordeste do Circuito Loterias Caixa, que teve início na sexta-feira, 23, em Aracaju, Mateus de Assis Silva (CDDU-MG) pediu para levantar 185 kg e conseguiu. Na segunda tentativa, aumentou o peso em 10 kg e levantou novamente. Ele bateu a marca pessoal na categoria até 107 kg que era de 193 kg, alcançada no Mundial Junior da modalidade, no México em 2017, onde obteve a prata. No regional, ficou com o ouro.

A etapa de Aracaju teve inicio na sexta-feira, 23, e reuniu mais de 400 competidores no halterofilismo, atletismo e natação.

Aos 20 anos, Mateus, que é cadeirante em razão da mielomeningocele, não competirá mais na categoria júnior a partir desta temporada. No entanto, o ritmo de treinos não mudou: “ Eu já competia entre os adultos antes, então, não mudou muito. São novas marcas”, diz o atleta que, em sua terceira tentativa de levantar peso, pediu 207 kg, um a mais que o recorde brasileiro adulto da categoria, mas não conseguiu.

Além da força, chama a atenção uma tatuagem no braço direito do mineiro: uma frase de música da cantora pop americana, Britney Spears. Ele não esconde o quanto é fã da artista. “Acompanho desde o início da carreira, minhas redes sociais todas têm fotos e referências a ela”

Questionado se esta é uma quebra do estereótipo que se faz dos halterofilistas, de quem se espera brutalidade, Mateus explica: “Nunca fui criticado, mas algumas pessoas vêm elogiar o fato de eu ser demonstrar bem o que eu gosto”.

A próxima etapa do Circuito Loterias Caixa de Halterofilismo será em Goiânia, de 13 a 15 de abril.
 
O Circuito

 
O Circuito Caixa Loterias é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e patrocinado pelas Loterias Caixa. Este é o mais importante evento paralímpico nacional de atletismo, halterofilismo e natação. Composto por quatro fases regionais e duas nacionais, tem como objetivo desenvolver as práticas desportivas em todos os municípios e estados brasileiros, além de melhorar o nível técnico das modalidades e dar oportunidades para atletas de elite e novos valores do esporte paralímpico do país. Em 2018, as disputas das fases nacionais serão separadas por modalidade – haverá ainda um Campeonato Brasileiro de cada esporte.
 
Patrocínios
O paratletismo tem patrocínio das Loterias Caixa e da Braskem.
A natação e halterofilismo tem patrocínio das Loterias Caixa.
 

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery