A paulista Mariana D’Andrea (Aesa- Itu/SP) subiu no degrau mais alto do pódio na 3ª etapa Nacional do Circuito Brasil Loterias Caixa de Halterofilismo, realizado desta sexta-feira, 13, até o domingo, 15, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo. Ela levantou 110 kg na categoria até 67kg. Fecharam o pódio Maraisa Moral (Aesa-Itu/SP) com 76kg e Maria de Castro (Adefa) com 75kg na barra.
A 3ª etapa Nacional é a chance para os 166 atletas de 11 estados mais o Distrito Federal somarem pontos e participarem do Campeonato Brasileiro da modalidade, em novembro, também no CT Paralímpico, último evento do ano na temporada.
A medalha de Mariana se soma a outras de suas grandes conquistas em 2019: a prata por equipes no Mundial disputado no Cazaquistão, em julho, e o ouro nos Jogos Parapan- Americanos de Lima, finalizado há menos de um mês.
“É um ano muito bom para mim. Aqui no Circuito tive a oportunidade de vir mais tranquila competir, depois de duas grandes viagens. Respirei um pouco.Só faltou mesmo a do individual no Mundial.”, comenta a atleta
A única láurea faltante é a da disputa individual no Mundial do Cazaquistão. Depois de decisão controversa dos árbitros em validarem o levantamento de sua adversária pelo bronze, a egípcia Fatma Omar, a brasileira terminou em quarto lugar na ocasião.
“Eu ainda tenho objetivos no Campeonato Brasileiro que prefiro guardar só pra mim. Mas vou motivada para mais um ouro e miro também no ano que vem. Sou a terceira do mundo hoje. Quero ser a primeira.”
O Campeonato Brasileiro Loterias Caixa é o último evento da temporada na modalidade. Além da terceira etapa Nacional do Circuito Brasil Loterias Caixa, tivemos a primeira fase em João Pessoa na Paraíba, em março, e a segunda em Curitiba, em abril.
O Circuito
O Circuito Brasil Loterias Caixa é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e patrocinado pelas Loterias Caixa. Este é o mais importante evento paralímpico nacional de atletismo, halterofilismo e natação. Composto por quatro fases regionais e duas nacionais, tem como objetivo desenvolver as práticas desportivas em todos os municípios e estados brasileiros, além de melhorar o nível técnico das modalidades e dar oportunidade para atletas de elite e novos valores do esporte paralímpico do país. Em 2019, as disputas das fases nacionais serão separadas por uma modalidade em cada fim de semana – haverá ainda um Campeonato Brasileiro de cada esporte.
Imprensa
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir a primeira etapa nacional do Circuito Brasil Loterias Caixa de Atletismo não precisam de credenciamento prévio. Bastará dirigirem-se à sala de imprensa do CT Paralímpico para identificação.
Patrocínios
O halterofilismo tem patrocínio das Loterias Caixa
Serviço
Data: 13, 14 e 15 de setembro
Cidade: São Paulo (SP)
Local: Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo – Rodovia dos Imigrantes, km 11,5 (ao lado do São Paulo Expo).
Programação*
Circuito Brasil Loterias Caixa de Halterofilismo
Sábado (14/09) – 9h às 13h30 e 14h30 às 19h
Domingo (15/09) – 9h50 às 12h30
*Programação sujeita a alterações
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)