Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Maratonistas participam de fase de treinos no CT Paralímpico com foco em competições internacionais

Yeltsin Jacques (T11) participa da 1ª fase de treinamentos da Seleção Brasileira de atletismo até o dia 31 de março. Foto: Miriam Jeske/CPB.

Yeltsin Jacques e Edneusa Santos, ambos maratonistas, participam da 1ª fase de treinamentos da Seleção Brasileira de atletismo no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, para avaliações e treinos com foco nas competições internacionais do ano. 

Esta fase de treinos conta com 60 atletas, três atletas-guia e 24 técnicos. Todos os atletas entre os dez primeiros do ranking mundial 2021/2022 foram convocados para esta primeira fase, que se encerrará no domingo, 27.

Yeltsin Jacques (classe T11), campeão paralímpico nos 1.500m e 5.000m nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, contou como estão os treinamentos para a temporada. “A gente vai começar a parte mais forte da periodização para chegar forte nas competições do ano. Fizemos uma base muito boa. Depois desta fase aqui no CT, vamos passar um mês na Colômbia para treinar em altitude, para melhorar a capacidade respiratória”.

Após esta fase de treino, Yeltsin, os guias Guilherme Santos e Lutimar Abreu, viajam para Guarne, na Colômbia, junto com Fábio Breda, técnico de meio-fundo e fundo da Seleção Brasileira. 

Já Edneusa Santos (T12, para atletas com baixa visão), se prepara para disputar a Maratona de Barcelona, que acontecerá no dia 8 de maio. Na ocasião, o Brasil também será representado por Edilene Boaventura (T11). 

“As avaliações aqui no CT Paralímpico são muito importantes para mensurarmos como está a evolução dos atletas e para colhermos informações para prescrevermos, ajustarmos, treinos. Isso vale para os meio-fundistas, fundistas e maratonistas”, explicou Fábio Breda.

Durante esta fase de treinos, os atletas também assistirão a palestras sobre Saúde da mulher atleta, Psicologia esportiva, Medicina no esporte, Nutrição esportiva, Fisioterapia esportiva, Velocidade, Saltos, Meio fundo e fundo, Lançamentos e do Atleta Cidadão.

Dentre os atletas convocados para a 1ª fase de treinamento do atletismo, estão alguns dos medalhistas nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 como Claudiney Santos (F56), Elizabeth Gomes (F52), Jardênia Barbosa (T20), Julyana Silva (F57), Petrúcio Ferreira (T47), Raissa Rocha (F56), Silvânia Costa (T11) e Yeltsin Jacques (T11).

A fase se encerrará após o Desafio CPB/CBAt, que acontece entre os dias 31 de março e 2 de abril. O evento é uma parceria entre o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e que tem como objetivo difundir e desenvolver a prática conjunta do atletismo e do paratletismo no país.

Patrocínios 

O paratletismo tem o patrocínio das Loterias Caixa e da Braskem. 

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery