O World Para Swimming anunciou na manhã desta segunda-feira, 18, a Malásia como sede do Mundial Paralímpico de Natação de 2019. O campeonato será realizado entre os dias 29 de julho e 4 de agosto, na cidade de Kuching.
Cerca de 600 nadadores de 70 países são esperados na capital do estado de Sarawak, no que será a nona edição da competição – a primeira no continente asiático.
“Estamos satisfeitos em anunciar que a Malásia sediará a primeira edição do Mundial de Natação na Ásia. Os próximos anos serão incríveis para o esporte paralímpico no continente e Kuching verá os melhores nadadores a apenas um ano dos Jogos de Tóquio 2020”, disse Andrew Parsons, recém-eleito presidente do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, em inglês).
“Agradecemos ao IPC pela decisão de premiar a Malásia com o Mundial de Natação. A escolha mostra o desejo do IPC de desenvolver os Comitê Paralímpicos Nacionais por todo o mundo dando a oportunidade de cultivar a capacidade de organizar e receber grandes eventos internacionais”, celebrou Nasarudin Tan Sri Datuk Seri Utama SM Nasimuddin, presidente do Conselho Paralímpico da Malásia.
O primeiro Mundial Paralímpico de Natação aconteceu em 1994, em Valetta (Malta). A competição passou a ser realizada de dois em dois anos em 2013, em Montreal (Canadá). A partir de 30 de setembro, a Cidade do México organizará a edição de 2017 do evento.
Com informações do Comitê Paralímpico Interacional (IPC)
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)