Os Jogos Parapan-Americanos de Lima entram na reta final, e 13% dos atletas da delegação brasileira terão a oportunidade de exibir seu talento nas canchas peruanas pela primeira vez a partir desta quinta-feira, 29. Será a estreia de três importantes e concorridas modalidades neste que será o sexto dia de competições: badminton, halterofilismo e bocha. O Brasil veio para Lima com 337 atletas, e as três modalidades juntas trouxeram 46 competidores.
Neste trio, os halterofilistas são maioria. Vinte e dois pesistas dão ao time verde-amarelo a condição de favorito a liderar o quadro geral de medalha na modalidade. Nesta quinta-feira apresentar-se-ão sete brasileiros. Entre eles, o amazonense Lucas Manoel dos Santos, 17, da categoria até 49 quilos, que há pouco mais de um mês sagrou-se bicampeão mundial júnior em Nur-Sultan, no Cazaquistão. O paulista Bruno Carra terá sua oportunidade entre os atletas até 54 quilos, nesta que será sua terceira participação em Parapans. Tanto em Guadalajara 2011 como em Toronto 2015 ele foi prata.
Esta quinta-feira será inteiramente dedicada à bocha desde as 11h até 19h (sempre de Brasília) ainda em partidas eliminatórias. O Brasil vem forte, com quatro campeões paralímpicos: Antônio Leme (Tó), Maciel Santos, Evelyn Oliveira e Eliseu dos Santos.
Os atletas do badminton nacional, contudo, vêm de uma longa jornada. Boa parte do time vem direto da Suíça, onde, na Basileia, disputou o Campeonato Mundial da modalidade até o domingo, 25. O Brasil trouxe na bagagem três medalhas de bronze com o curitibano Vitor Teixeira, resultado inédito para o país na modalidade. A delegação do Parapan conta com 10 atletas.
Confira, abaixo, a programação completa desta quinta-feira, 29, sexto dia de Jogos Parapan-Americanos:
11h – Natação
11h – Badminton
11h – Bocha (eliminatórias)
13h – Halterofilismo
Até 49kg – Lucas Manoel e João França Júnior
Até 41kg – Lara Aparecida
Até 45kg – Maria Rizonaide
Até 50kg – Maria Luzineide
Até 55kg – Rene Belcássia
Até 54kg – Bruno Carra
14h Tênis em cadeira de rodas
Decisão do bronze masculino (duplas)
14h30 – Goalball masculino
Brasil x Venezuela
15h30 – Futebol de 7
Brasil x Venezuela
17h30 – Tênis em cadeira de rodas
Decisão do bronze feminino (duplas)
18h15 – Basquete em CR masculino
Brasil x A definir (decisão de 5º lugar)
19h – Natação
19h30 – Futebol de 5
Brasil x Peru
20h30 – Basquete em CR feminino
Brasil x Canadá (semifinal)
20h45 – Goalball feminino
Brasil x México
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)