O Campeonato Brasileiro de tiro esportivo, realizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, aconteceu neste fim de semana, entre os dias 14 e 16, e teve o paulista Alexandre Galgani no lugar mais alto do pódio por três vezes. O atirador é líder do ranking mundial misto da R5 carabina de ar 10m deitado – SH2 (atiradores que requerem suporte para a arma) e medalhista de prata em Paris 2024 na mesma prova.
O evento aconteceu no Centro Militar de Tiro Esportivo (CMTE), no Rio de Janeiro (RJ), com 71 atletas inscritos no campeonato, entre homens e mulheres.
As vitórias de Alexandre Galgani, nas provas R4 carabina de ar 10m em pé, e R5 carabina de ar 10m deitado – especialidade do atleta – e R9 carabina 50m deitado misto, ratificam a recuperação do paulista após fraturar a tíbia esquerda. O acidente aconteceu durante a etapa da Coreia do Sul da Copa do Mundo, em junho deste ano, ao bater a cadeira de rodas contra uma parede. De lá para cá, Galgani já foi bronze na etapa de Al Ain (Emirados Árabes Unidos) da Copa do Mundo.
“A vitória hoje mostra que estou no caminho certo, que o treinamento está dando resultado, que eu estou conseguindo melhorar a performance a cada dia. Tenho que agradecer e me preparar para o Mundial em 2026, na Coreia, o primeiro campeonato que vale vaga direta para Los Angeles 2028. Foi uma temporada atípica por causa do acidente, mas demos a volta por cima. Destaco a ajuda da minha esposa. Ela me ajudou muito. Sem ela, não teria conseguido. Passamos maus bocados na Coreia (local do acidente). Só tenho a agradecer porque nunca tinha chegado ao topo do ranking”, analisou Alexandre, ao fim da competição.
Na prova masculina da carabina de ar 10m em pé, classe SH1 (sem suporte para a arma), o paranaense Marcelo Marton venceu e registrou o novo recorde brasileiro, com 246,1. Ele mesmo era o antigo detentor da marca (244,1), registrada em dezembro de 2024, também no Rio de Janeiro.
Marton conquistou ainda outras duas medalhas de ouro na competição, na carabina de ar 10m deitado misto, da classe SH1, e na carabina 50m deitado misto, da classe SH1.
Surpresa entre as mulheres
A prova feminina da carabina de ar 10m em pé, da classe SH2, empolgou os torcedores no CMTE, que acompanharam a vitória da paulistana Bruna Presoto conquistada de forma dramática.
A atleta teve problemas com o equipamento e precisou usar uma arma emprestada pelo CPB. Mesmo assim, Bruna chegou entre as três melhores, precisando de notas mais altas para conseguir disputar a final. Foi quando, no 21º tiro, acertou o alvo com perfeição, marcou a nota máxima (10,9) e ficou muito perto da decisão.
Nas duas rodadas finais, a atleta de São Paulo superou a favorita Eliana Lima para ficar com a medalha de ouro na categoria.
“Foram muitas coisas ao decorrer do campeonato, desde ontem. Tive um problema na arma. Ela veio funcionando, mas deu um problema e não teve como resolver. Hoje, vim mais pilhada, buscando uma solução e com medo de a arma falhar de novo. Chegamos à conclusão de que eu deveria usar a arma do CPB. Aí, começamos do zero. Era um novo campeonato. Tive 15 minutos para me adaptar. Durante a prova, fiquei em quinto, em sexto, em terceiro, em segundo. Felizmente, finalizei em primeiro”, disse Bruna, atleta que tem esclerose múltipla, com lesões na medula e no cérebro.
Patrocínio
A Caixa e as Loterias Caixa são as patrocinadoras oficiais do tiro esportivo.
Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
O atleta Alexandre Galgani é integrante do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa e da Caixa que beneficia 148 atletas.
Time São Paulo
O atleta Alexandre Galgani integra o Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, que beneficia 154 atletas.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)












