O brasileiro Lauro Chaman foi o atleta mais combativo na quarta etapa do Tour Colômbia 2020, disputada nesta sexta-feira, 14, entre as localidades de Paipa e Santa Rosa de Viterbo com 164km de distância.
Ainda no início da etapa, Lauro Chaman e mais seis ciclistas resolveram desafiar os adversários e o vento forte que assombrava os competidores. Aos poucos, o grupo foi se organizando e abrindo vantagem, chegando a colocar mais de 3 minutos sobre o pelotão principal, que aos poucos foi recuperando a margem perdida.
Não satisfeito apenas com o fato de integrar a fuga principal da etapa, Lauro queria mais e atacou, chegou a liderar a prova durante alguns quilômetros, venceu a última meta volante (chegada intermediária), e pouco depois foi alcançado pelo grupo principal.
A recompensa veio no pódio, com a premiação de atleta mais combativo do dia, oferecida pela organização para o ciclista que mais atacou, agitando o ritmo da prova. A vitória da etapa ficou com o colombiano Sergio Higuita, da equipe EF Pro Cycling. Com o resultado, Sergio assumiu também a classificação geral da competição.
“Estou ainda muito emocionado e feliz com o dia de hoje. Gratidão é a palavra que resume esse momento. Conseguir subir ao pódio em uma competição com o nível do Tour Colômbia só confirma a nossa qualidade. Esse é o momento que nos faz enxergar que estamos trabalhando no caminho certo. Muito obrigado a confederação pela oportunidade e parabéns a todos da Seleção pelo trabalho”, destacou Lauro.
O time brasileiro segue na competição com Alessandro Guimarães, Levy da Matta e Lauro Chaman. Vinicius Rangel se envolveu em um acidente na terceira etapa e ficou fora da competição. Renan Quadri abandonou também na terceira etapa e Vitor Zucco, atual campeão brasileiro, passou muito mal com problemas estomacais e não completou a quarta etapa.
Neste sábado, os atletas disputam a penúltima etapa do Tour Colômbia. O percurso entre Paipa e Zipaquirá irá percorrer 180km, passando por três prêmios de montanha e três metas volantes.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)