O ciclista paulista Lauro Chaman, da classe C5 (atletas que competem em bicicletas convencionais), conquistou duas medalhas de ouro na segunda etapa da Copa Brasil de ciclismo paralímpico, disputa em Leme, interior de São Paulo. A competição teve a participação de 130 atletas durante o final de semana, com disputas se encerrando neste domingo, 16, no Parque Industrial da cidade.
“Quero expressar minha gratidão pelo carinho e apoio de todos. A Copa Brasil é um grande celeiro de talentos. E todos nós nos orgulhamos do incrível trabalho realizado pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Aqui, aproveitei para ganhar ritmo de corrida, pensando no Brasileiro Elite [olímpico] de 26 a 30 de junho, em Palmas (TO). Estou satisfeito com meu desempenho e feliz pela vitória”, declarou Lauro, que subiu ao lugar mais alto do pódio nas provas de resistência e contrarrelógio.
Outro atleta que terminou a competição com dois ouros foi Victor Luise, da classe C2. O ciclista recordou o início da modalidade no país e expressou sua felicidade em fazer parte de todo esse crescimento no esporte.
“Lembro-me bem de quando tínhamos apenas 4 ou 5 competidores na categoria e, hoje, temos sempre um pelotão com cerca de 15 a 20 atletas. Fazer parte dessa história ao lado da CBC é extremamente motivador. Gostaria de aproveitar para parabenizar o excelente trabalho realizado pela CBC e pelo CPB durante todos esses anos”, comentou Victor.
Vencedor das duas provas na classe H4 (atletas que impulsionam veículos com os braços), o mineiro Antonio Marcos de Moura ressaltou o alto nível técnico da competição e refletiu sobre sua evolução no ciclismo. “O nível está aumentando a cada etapa. As disputas estão se tornando cada vez mais acirradas. Isso só contribui para o crescimento da modalidade. Aqui não foi diferente. A prova foi bastante estudada e, nos quilômetros finais, optei por acelerar o máximo, o que acabou dando certo. Estou extremamente feliz com mais essa vitória”, enfatizou.
A primeira etapa da Copa Brasil foi disputada no mês de abril, em Natal. Ainda haverá uma etapa da competição de 29 de novembro a 1º de dezembro, em Ribeirão Preto, também interior de São Paulo, e outra em outubro, em local a ser definido.
*Com informações da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC).
Time São Paulo
O atleta Lauro Chaman é integrante do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, que beneficia 149 atletas.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)