Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Jovens nadadores dominam as piscinas nas provas de sábado no Open Internacional Caixa Loterias de Natação

Cecília Jerônimo comemora a medalha de ouro.

Dois jovens nadadores do Brasil brilharam nas finais deste sábado, 23, no Open Internacional Caixa Loterias de Natação, no Rio de Janeiro. Cecília Jerônimo, de 17 anos, e Caio Amorim, 23, levaram a medalha de ouro em suas provas, as duas únicas conquistadas pelo país nesta sessão. Além dos dois primeiros lugares, brasileiros ainda levaram mais quatro pratas e quatro bronzes na noite de hoje, somando 10 no total nesta sessão.

O Open Internacional Caixa Loterias de Natação está servindo como evento-teste para os Jogos Paralímpicos Rio-2016, e conta com 212 atletas de 19 países.

Cecília foi a mais rápida nos 50m livre S8, com 31s83, para subir ao ponto mais alto do pódio. O tempo marcado por ela é muito bom e empolga a atleta para busca pelo índice necessário para a classificação para os Jogos Paralímpicos. “Na eliminatória tinha feito uma prova boa, mas faltou um pouco. Trabalhei com o técnico junto com o psicólogo para manter a cabeça no caminho certo e funcionou: baixei o tempo e venci a prova. Agora é treinar mais para chegar aos Jogos”, resumiu a nadadora.

Horas mais tarde, foi a vez de Caio Amorim fazer bonito e levar o Brasil mais uma vez ao alto do pódio nos 400m livre S8. O atleta foi pego de surpresa com o adiantamento da prova, que aconteceria só na manhã deste domingo. Apesar da mudança repentina, Caio fez boa avaliação de seu desempenho na piscina do Estádio Aquático do Parque Olímpico.

“Esperava ser um pouco mais rápido. Achei que estava pronto para buscar o índice aqui, mas tivemos uma mudança na data da prova, que seria amanhã e passaram para hoje. Não tive muito tempo de aquecer com essa mudança. Mas não dá para lamentar demais. Vou levantar a cabeça e vou para a próxima etapa ciente de que estou muito bem treinado. De manhã não fiz um tempo muito bom e esperava algo melhor para a final. Estou bem cansado pelo ciclo grande de provas em tão pouco tempo, principalmente nos 400m, que é uma prova que exige muito”, analisou.

Recorde mundial
O dia também teve quebra de recorde mundial por um jovem colombiano de 17 anos. Carlos Serrano completou os 100m peito SB7 em 1min14s72 e baixou em quase um segundo a marca que pertencia a ele mesmo.

“Fui campeão dos 100m peito com recorde mundial. É a prova que sou número um do mundo e é a prova que vou nadar os Jogos Paralímpicos. Me senti muito bem e fui forte do começo ao fim e cheguei ao tempo de 1min14s72”, contou.

Confira as medalhas da sessão noturna deste sábado
Ouro
– Cecília Jerônimo, nos 50m livre S8
– Caio Amorim, nos 400m livre S8

Prata
– Vanilton Nascimento, nos 50m livre S9
– Mariana Gesteira, nos 50m livre S10
– Thomaz Matera, nos 50m livre S12
– Ítalo Gomes, nos 10m costas S6-S8

Bronze
– Gabriel Silva, nos 50m livre S8
– Matheus Rheine, nos 50m livre S11
– Ana Paula Carvalho, nos 100m costas S8
– Talisson Glock, nos 100m costas S6-S8

Público
Serão distribuídos 600 ingressos por sessão na entrada principal do Parque Olímpico da Barra, na Avenida Abelardo Bueno. O quiosque para retirada abrirá uma hora antes de as provas começarem. Não haverá estacionamento no local e não será permitida a entrada de táxi ou outros veículos não credenciados no parque.

Programação da competição:

24/4 – Sessão 1 – Das 10h30 às 12h50

Convênio – Ministério do Esporte 
A participação das Seleções Brasileiras de jovens e principal de paranatação no Open Internacional Caixa Loterias é custeada por um convênio entre o Ministério do Esporte e o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

Patrocínio
As equipes de natação têm patrocínio da Caixa Loterias.

Assessoria de imprensa do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)
Rafael Maranhão
Ivo Felipe
Nádia Medeiros
Rafael Moura
Thiago Rizerio
Ronaldo Rodigheri
Elder Barros (estagiário)
Maria Louiza Oliveira (estagiária)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery