O gaúcho Jovane Guissone ganhou a medalha de ouro na etapa da Hungria da Copa do Mundo de esgrima em cadeira de rodas. O evento acontece em Eger, na Hungria, até este domingo, 16.
Jovane faturou ouro na espada, mesma prova que foi campeão paralímpico em Londres 2012. O pódio foi completado pelo francês Yannick Ifebe e o russo Alexander Kurzin, com prata e bronze, respectivamente. O placar da final foi de 15 a 8.
Natural de Barros Cassal, no Rio Grande do Sul, Jovane tem uma lesão medular causada por disparo de arma de foto durante um assalto em 2005. Atualmente, o gaúcho ocupa a segunda colocação no ranking mundial na espada, atrás apenas do britânico Dimitri Coutya. Na prova do florete, realizada na quinta-feira, 13, ele ficou na nona colocação. Esta etapa da Copa do Mundo soma pontos para o ranking classificatório para os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020.
Sete esgrimistas brasileiros foram convocados para o evento: Alex Sandro Souza (categoria A), Carminha Oliveira (categoria A), Fabiana Soares (categoria A), Jovane Guissone (categoria B), Moacir Ribeiro (categoria A), Monica Santos (categoria A) e Vanderson Chaves (categoria B).
A próxima etapa da Copa do Mundo será no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, entre os dias 11 e 14 de março. No mês de julho, a terceira etapa acontece em Warsaw, na Polônia. Por fim, a última etapa da Copa do Mundo será em Pisa, na Itália, no mês de novembro.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)