Jonatan Maia será o novo presidente da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), para a gestão 2021-24. Ele representa a chapa “União para reconstrução”, e terá como 1º vice-presidente Rafael Girotto e a 2ª vice-presidente Luciana Costa. A eleição foi online e aconteceu neste sábado, 20, na Assembleia Geral Eletiva da Confederação Brasileira de Canoagem, presidida pelo atleta da paracanoagem Estevão Lopes. Ao todo, foram 23 votantes, a Chapa de Maia foi eleita com 11 votos.
Jonatan Pimentel Maia de Oliveira, é ex-atleta da canoagem velocidade e dirigente esportivo. Exerce o seu segundo mandado como presidente da Federação Gaúcha de Canoagem (FGC). Desde 2017, era o 2º vice-presidente da CBCa. Também atua na Associação Caxiense de Canoagem (ACCAN), na qual é supervisor administrativo. Entre 2013 a 2019, foi supervisor do Remadas Solidárias em Caxias do Sul/RS. Nos anos de 2004 a 2011, foi auxiliar técnico da Equipe Nacional Permanente de Canoagem Velocidade Masculina e Feminina. Formado em Educação Física. Também tem o curso de auxiliar técnico de enfermagem.
“Gostaria de agradecer por esse processo, um momento histórico, será um grande desafio pessoal meu, tínhamos nosso presidente João Tomasini que deixou um legado muitas responsabilidades, vamos trabalhar para corrigir os erros e olhar pra frente, agradeço a todos os membros da minha chapa e todos os eleitores que confiaram em mim nesse processo eleitoral, agora precisamos nos unir para tornar ainda mais forte a Canoagem Brasileira”, afirmou Maia.
Para o conselho fiscal foram eleitos: Josiane Senna Woicikievisz, Givago Bitencourt Ribeiro e Ton Eagleton Rodrigues. Ratificando seu compromisso com seus filiados em garantir um processo eleitoral democrático e transparente e o processo eleitoral foi feito online em um sistema de votação digital, foram realizados simulações e testes para que todos os eleitores conhecessem o sistema previamente.
“Eu quero parabenizar a equipe que conduziu, os funcionários da CBCa que, com a perda do nosso amigo João Tomasini, ficamos três meses buscando alternativa para que a CBCa não parasse. Com todos os percalços nesse período de pandemia conseguimos fazer o nosso pleito eleitoral, espero que o eleito tenha uma boa trajetória e mantenha a mesma dedicação que executamos até hoje. Foi feito um grande trabalho com muita lisura para que a eleição fosse democrática, tivemos três candidaturas com grandes projetos agora eu espero que todos realizem uma boa conversa para trocar experiências e executar os bons projetos, somos uma única canoagem brasileira”, completou Darci Oberdan, atual presidente da CBCa.
A AGE começou às 9h (nove horas da manhã pelo horário de Brasília), em 1ª convocação, com a presença da maioria absoluta de seus membros e às 9h30 (nove horas e trinta minutos da manhã pelo horário de Brasília) em 2ª e última convocação, concorrem três chapas na eleição da CBCa – “Evolução”, “Descentralização já” e “União para reconstrução”.
*Com informações da Confederação Brasileira de Canoagem
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)