A Agitos Foundation realizará, entre os dias 16 e 18 de janeiro, um workshop de halterofilismo paralímpico no Rio de Janeiro. Esta será a quarta e última das ações previstas da entidade educativa do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, em inglês) em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro e o Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016.
As três organizações encabeçaram um projeto chamado “The Road to Rio 2016” (Caminho Para o Rio 2016, em livre tradução para o português). No ano passado, dois encontros haviam sido realizados em São Paulo, em abril e junho, e um workshop havia sido organizado em Natal, em novembro, durante as Paralimpíadas Escolares.
No Hotel Windsor Marapendi, no Rio de Janeiro, vinte pessoas de dez diferentes nacionalidades, entre atletas e treinadores, terão acesso ao curso de capacitação. Serão promovidas atividades teóricas específicas para cada um deles, além de interação e troca de conhecimentos práticos de treinamento.
O “The Road to Rio 2016” tem como objetivo melhorar as técnicas de treinamento, classificação funcional e gerenciamento esportivo no continente-sede da próxima Paralimpíada.
O workshop da modalidade ocorrerá em um momento importante do halterofilismo adaptado. Na mesma semana, entre 21 e 23 de janeiro, também no Rio de Janeiro, ocorrerá o evento-teste para os Jogos Paralímpicos de 2016.
A Copa do Mundo das Américas de Halterofilismo, a ser disputada na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico da Barra da Tijuca, será válida para a obtenção de marcas qualificatórias para os Jogos.
Assessoria de imprensa do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)
Rafael Maranhão
Ivo Felipe
Nádia Medeiros
Rafael Moura
Thiago Rizerio
Elder Barros (estagiário)