No primeiro dia de competições dos Jogos Paralímpicos Rio 2016, as equipes masculina e feminina de goalball do Brasil estrearam com vitória. Medalhista de prata nos Jogos de Londres 2012, a seleção masculina venceu a Suécia por 9 a 6 na Arena do Futuro, no Parque Olímpico. O duelo foi válido pelo Grupo A, que ainda conta com as equipes da Argélia, do Canadá e da Alemanha. Também na Arena do Futuro, as meninas golearam os Estados Unidos por 7 a 3.
Autor de cinco gols no triunfo brasileiro, Leomon Moreno destacou a importância de começar a trajetória paralímpica com uma vitória sobre um rival difícil:
“A equipe da Suécia é muito qualificada, e nunca tínhamos ganhado deles em campeonatos oficiais. Por isso tudo, estrear com vitória foi muito importante e traz mais confiança ainda”, disse o artilheiro brasileiro, que, com um toque de ousadia, completou: “O próximo adversário que se cuide”.
O Brasil volta à quadra da Arena Futuro nesta sexta-feira, 9 de setembro, para enfrentar o Canadá, às 13h15.
Pela seleção feminina, Victoria Amorim deu show e marcou seis dos sete gols do Brasil.
“Não imaginava que o placar seria 7 a 3, nem que eu conseguiria fazer seis gols. Por ser o primeiro jogo, existia toda aquela expectativa de entrar em quadra depois de um ano inteiro treinando. Felizmente consegui fazer o que o técnico pediu e o resultado veio”, contou Victoria, que terá um dia bem refrescante por causa dos gols marcados: “Antes do jogo, minhas amigas de time me desafiaram na Vila e disseram que se eu fizesse seis gols elas iriam me dar um sorvete. Hoje é dia de comer sorvete”.
Brasil e Estados Unidos integram o grupo C da competição, que ainda conta com Argélia, Israel e Japão. As meninas brasileiras voltam à Arena do Futuro nesta sexta-feira, 9 de setembro, às 18:45h, para enfrentar o Japão.
Fotos: https://www.flickr.com/photos/cpboficial/albums
Assessoria de Imprensa do Comitê Paralímpico Brasileiro
Rafael Maranhão (rafael.maranhão@cpb.org.br – 61 98188-0683)
Diogo Mourão (diogo.mourao@mginpress.com.br – 21 98301-0149)
Fernanda Villas Bôas (fernanda.villas@mginpress.com.br – 21 97987-4777)
Diano Massarani (diano_am@yahoo.com.br – 21 98933-9561)