Barbieri e os outros cinco atletas brasileiros na delegação (leia mais aqui sobre eles) estão nas montanhas de Zhangjiakou, cidade a 180km da capital chinesa.
Os Jogos se encerram no próximo domingo, 13, e o Brasil se faz presente com a maior delegação da história, com seis competidores. Além de Barbieri, os outros cinco integrantes são esquiadores de cross-country e retornam às pistas de neve no sábado, com as provas de meia distância.
O snowboarder gaúcho também deveria competir no dia 12, porém, uma drástica mudança climática promoveu um aumento na temperatura no local da competição. Os termômetros que marcaram -15ºC na semana que antecedeu aos Jogos registraram 10ºC no final da manhã desta quinta-feira (na China).
A neve das montanhas em Zhangjiakou começou a derreter há dois dias e a pista de snowboard corria o risco de se tornar inviável para a competição. Assim sendo, a organização decidiu antecipar em um dia a prova de banked slalom.
“Quanto mais eu treino nesta pista, melhor para mim, mas gastei tanta energia aqui nos Jogos Paralímpicos de Pequim, que mais um dia de treino ia me deixar ainda mais fadigado, então, posso dizer que foi melhor a antecipação”, disse o gaúcho de Lajeado, a 115km de Porto Alegre.
A antecipação terminou por criar uma coincidência para Barbieri. Dia 11 de março é a data em que André Barbieri foi submetido à amputação da perna esquerda, após um acidente com snowboard, nos Estados Unidos, onde mora há 15 anos. Neste mesmo dia, ele celebra um ano da filha mais nova, Maile.
“Dia 11 de março marca 11 anos da minha amputação, vai ser meu ‘ampuversário’, a prova vai ser às 11h da manhã [na China], e o primeiro aniversário da nossa filhinha mais nova. É muito especial, não sei isso tem um significado, mas me dá uma energia, poxa, eu estou no céu”, celebrou Barbieri.
Confira a programação completa dos atletas brasileiros até o fim dos Jogos Paralímpicos de Inverno Pequim 2022 e onde assistir:
Sexta, 11 de março
0h – Finais do snowboard banked slalom (André Barbieri).
Flashes no SporTV 2
Sábado, 12 de março
1h30 – Finais do esqui cross-country masculino e feminino média distância (Aline Rocha, Cristian Ribera, Guilherme Rocha, Robelson Lula e Wesley Santos).
23h – Revezamento misto do esqui cross-country.
Ao vivo no SporTV2
Domingo, 13 de março
9h – Cerimônia de encerramento
Ao vivo no SporTV2
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)