Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Futebol de cegos encerra o calendário de eventos da CBDV em 2022

Competições de futebol de cegos e para atletas com baixa visão (B2/B3) encerram o calendário da CBDV de 2022. Fotos Alan Morici / CPB.

O calendário esportivo deste ano da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV) conta com apenas mais duas competições de futebol: a série B do Campeonato Brasileiro de futebol de cegos e a Copa Brasil de futebol B2/B3.

A partir do próximo domingo, 27, acontece no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, o Campeonato Brasileiro de futebol de cegos – Série B, que terá a participação de oito clubes que disputarão duas vagas na primeira divisão.

Na terça-feira, 29, começa a Copa Brasil de Futebol B2/B3 com jogadores que possuem baixa visão e terá a participação de três times. As finais dos dois torneios serão no dia 1º de dezembro.

A segunda divisão do futebol de cegos não foi realizada em 2020 e 2021 por conta da pandemia de Covid-19. A competição contará com a presença do maior ganhador da modalidade, o ICB (Instituto de Cegos da Bahia), rebaixado no ano anterior. O clube conquistou sete títulos da Série A e para o campeonato, a equipe trouxe dois estrangeiros para tentar o acesso a elite, o colombiano, Juan Pablo Parra e o argentino Marcelo Panizza. No gol, o time terá Giovane, que esteve com a Seleção Brasileira no vice-campeonato da Copa América.

“É um desafio imenso representar o maior campeão do futebol de cegos do Brasil. Independentemente da divisão, a camisa da instituição é muito pesada. Mas de nada valerá se não convertemos em resultados dentro de campo. Sabemos da dificuldade que será essa Série B. É uma competição de tiro curto, então, não há espaço para erros. Espero contribuir de forma positiva junto com meus companheiros e buscar esse acesso à elite”, diz o goleiro do ICB.

O torneio conta com dois grupos de quatro equipes que se enfrentam entre si em turno único. As duas primeiras de cada chave se cruzam nas semifinais (1º A x 2º B; 1º B x 2º A).

Veja a tabela com os times e a primeira rodada da competição, no domingo, 27:

Grupo A
ACELGO/GO     
ICB/BA               
ADVP/PE               
ASDEFIPEL/RS     

Grupo B
CADEVI/SP
ISMAC/MS
AFCP/PE
URECE/RJ

TABELA DE JOGOS          
Domingo, 27 de dezembro

Jogo 01 – 09:15    ACELGO X ASDEFIPEL
Jogo 02 – 10:30    ICB     X ADVP
Jogo 03 – 14:00    CADEVI X URECE    
Jogo 04 – 15:15    ISMAC     X AFCP

Urece defende título na Copa Brasil
A URECE Esporte e Cultura vai se dividir entre o retorno a Série A e a defesa de seu título no futebol B2/B3 da última vez que a competição foi realizada, em 2019. Além dos cariocas estarão no torneio a Acadev-RS (Associação Carazinhense De E Para Deficientes Visuais) e o CFA-PR (Clube de Futebol Adaptado). Eles se enfrentarão duas vezes cada. Os dois melhores farão a final no dia 1º de dezembro, às 8h (de Brasília).

Confira a tabela da Copa Brasil de Futebol B2/B3:

Terça-feira, 29 de novembro
Jogo 01 – 08:15 – ACADE x URECE
Jogo 02 – 14:00 – ACADEV x CFA
Jogo 03 – 18:00 – CFA x URECE

Quarta-feira, 30 de novembro
Jogo 04 – 08:15 – ACADEV x URECE
Jogo 05 – 14:00 – CFA x URECE
Jogo 06 – 18:00 – ACADEV x CFA

Quinta-feira, 1º de dezembro
Jogo 07 – 08:00 – Final

*Com informações da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV)

Patrocínio
O futebol de cegos é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery