Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Futebol de 5, goalball feminino e masculino iniciam 2ª fase de treinamento no CT Paralímpico

Treino da Seleção masculina de goalball durante a última fase de treinamento no CT Paralímpico | Foto: Alê Cabral / CPB

As Seleções Brasileiras de futebol de 5 e goalball feminino e masculino se reunirão no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, para suas respectivas fases de treinamento a partir desta segunda-feira, 1. As equipes de futebol de 5 e goalball feminino ficarão concentradas na capital paulista até o dia 13 de março, enquanto a equipe masculina de goalball ficará até o dia 15.  

Este será o segundo encontro das Seleções nacionais em 2021. No início de fevereiro, elas retornaram aos treinos presenciais após quase um ano de afastamento devido à pandemia de Covid-19  

Para promover o encontro dos atletas, o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) submeteu todos os atletas destas modalidades aos critérios exigidos pelo protocolo sanitário elaborado desde a reabertura parcial do CT, em julho do ano passado.    

O plano de retorno deste ano inclui a área de hospedagem do local, que prevê duas pessoas por acomodação, no máximo, e que todas as refeições serão servidas nos quartos. Não será permitido o uso do restaurante ou áreas comuns do residencial.   

Alessandro Tosim, técnico da Seleção masculina de goalball, convocou sete jogadores para esta fase de treinamento e agora pretende aumentar aos poucos a carga de atividades no próximo período.  

“A última fase foi sensacional. Eles superaram as minhas expectativas. Agora, estamos planejando de dois a três treinos diários, sendo dois treinos táticos na quadra e um treino físico na academia. A fase será de 15 dias e, com isto, vamos dosar o volume e a intensidade para que todos os atletas treinem todas as sessões”, afirmou Alessandro.  

O ex-goleiro e atual técnico da Seleção Brasileira de futebol de 5, Fábio Vasconcelos, por sua vez, convocou 15 jogadores – sendo três goleiros – para a segunda fase de treinamento desta temporada. Para ele, o período ainda vai exigir alguns cuidados devido ao grande tempo sem treinos devido à pandemia. 

“Vou continuar com o trabalho da fase anterior. Então, teremos dois dias de avaliação física no início para definir como será o restante do período, mas estimo que serão três treinos com bola e um dia de recuperação, ainda com precaução porque os atletas ficaram muito tempo sem tocar na bola. Antes da interrupção, nós fazíamos quatro treinos com bola e um de recuperação. Aos poucos, vamos recuperar esse ritmo. Acredito que teremos um pouco mais de intensidade na próxima fase”, explicou Fábio.  

Já no goalball feminino, o planejamento será semelhante ao do futebol. O técnico paraibano Dailton Freitas, que convocou nove atletas para a esta fase de treinos, também prevê uma continuação no trabalho de readaptação física e técnica.   

“Essa fase será como a primeira, com avaliações e treinos leves, pois elas voltaram depois de quase um ano longe. Meu último encontro com elas em 2020 foi em março. Os testes que fizemos em fevereiro confirmaram o que já era esperado, que tivessem perda de rendimento por ficarem tanto tempo sem treinar com bola, o que é fundamental. Vamos seguir com muito cuidado para não lesionar ninguém e aumentar a intensidade no decorrer das fases. No próximo encontro, teremos treinos mais específicos”, ressaltou Dailton.  

As equipes têm vaga garantida nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, que ocorrerão em agosto de 2021. A Seleção de futebol de 5 garantiu sua participação no megaevento ao ser campeã do Mundial de Madri, em junho de 2018.  

Já as equipes de goalball garantiram suas vagas no Mundial da modalidade, realizado em Malmo, na Suécia. Lá, o Brasil carimbou o passaporte para o Japão com o ouro do time masculino e o bronze do feminino.  

Confira as listas de atletas convocados pela CBDV para a 2ª fase de treinamento de futebol de 5 e goalball feminino e masculino aqui.  

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery