O ano mais importante da história do esporte paralímpico no Brasil, quando serão realizados os Jogos pela primeira vez na América do Sul, começa com um filme que é imperdível para quem é apaixonado por esportes. Nesta quarta-feira, 13, às 22h, a ESPN internacional irá exibir o documentário “Clodoaldo Silva – O tubarão das piscinas”, que conta a trajetória do maior ídolo do esporte paralímpico no Brasil.
O documentário é fruto do trabalho de acompanhamento da vida do atleta desde 2011. Vários momentos marcantes da vida do Clodoaldo Silva foram registrados, desde a disputa dos Jogos Parapan-Americanos de Guadalajara-2011, a preparação para os Jogos Paralímpicos de Londres em Sierra Nevada, na Espanha, e em Manchester, na Inglaterra, passando pelo nascimento da sua filha, Anita, no Rio de Janeiro. O filme aborda também a mudança na classificação funcional que transformou a carreira e a vida de Clodoaldo, além de mostrar o caminho do nadador rumo ao sucesso dentro e fora d’água e a preparação para a despedida histórica nos Jogos Paralímpicos Rio-2016.
Produzido pela Modo Operante Produções, o filme tem direção de André Baseggio e Susanna Lira e a produção de Gustavo Carvalho. O documentário foi aprovado no edital de 2014 do projeto “Memória do Esporte Olímpico”, que tem patrocínio da Petrobras, ESPN e EBrasil Energia, e apoio da Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão (ABPITV), Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (SAV/Minc) e Cinemateca Brasileira, além de ter o apoio institucional do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e da Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos (Andef).
Com informações da Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos (Andef)
Assessoria de imprensa do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)
Rafael Maranhão
Ivo Felipe
Nádia Medeiros
Rafael Moura
Thiago Rizerio
Elder Barros (estagiário)
Maria Louiza Oliveira (estagiária)