Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Estreia do Meeting Paralímpico Loterias Caixa 2024 tem mais de 370 atletas em Porto Alegre e Rio Branco

Atleta prepara arremesso de peso durante Meeting de Porto Alegre | Foto: Arthur Woltmann/CPB

O Meeting Paralímpico Loterias Caixa 2024 terá sua estreia no último final de semana de fevereiro, com disputas em duas capitais brasileiras, Porto Alegre (RS), na Região Sul, e Rio Branco (AC), na Norte. Somadas, as duas etapas disputadas simultaneamente irão reunir 374 atletas.

A capital gaúcha irá receber 290 competidores em três endereços. A natação ficará concentrada no clube Grêmio Náutico União (rua Quintino Bocaiuva, 500), o tiro com arco no Centro Estadual de Treinamento Esportivo (Rua Gonçalves Dias, 70), enquanto provas das demais modalidades serão disputadas na Sociedade de Ginástica de Porto Alegre (Sogipa, na Rua Barão de Cotegipe, 415)

Já em Rio Branco, no Acre, serão 81 atletas, com provas concentradas na Escola Sesi, (Av. Isaura Parente, 2.710).

Esta será a estreia do novo formato do Meeting Paralímpico, que em 2024 irá oferecer mais modalidades e passará por todas as capitais brasileiras.

Neste ano, além de competições de atletismo, natação e halterofilismo organizadas pela Diretoria de Esportes de Alto Rendimento (DEAR) do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), os Meetings também receberão etapas regionais de competições organizadas pela Diretoria de Desenvolvimento Esportivo (DDE): Paralimpíadas Escolares, Paralimpiadas Universitárias, Paralímpiadas Militares e Intercentros (competição entre alunos dos Centros de Referência do CPB, projeto que aproveita espaços esportivos em estados de todas as regiões do país para oferecer modalidades paralímpicas, desde a iniciação até o alto rendimento).

Com isso, os Meetings passam a abrigar também disputas em três novas modalidades: bocha, tiro com arco e tiro esportivo.

Para Ramon Pereira, Diretor de Desenvolvimento Esportivo do CPB, o novo Meeting e a convivência que ele proporcionará entre atletas com idades e níveis de experiência variados trará benefícios na formação dos mais jovens. “Reunir esse público em uma mesma situação vai trazer uma motivação muito grande, principalmente para as crianças dos Centros de Referência e das Paralimpíadas Escolares. Seria como um jovem jogador de futebol estar na mesma situação de disputa de um jogador da Seleção Brasileira”, afirmou.

No final de semana seguinte à estreia no Rio Grande do Sul e no Acre, o Meeting Paralímpico Loterias Caixa chega a Florianópolis (SC) e Porto Velho (RO). A edição de 2024 se encerra com a etapa de São Paulo, de 20 a 22 de junho. A expectativa do CPB é de que 11 mil atletas se inscrevam para as disputas desta temporada.

O Meeting Paralímpico Loterias Caixa tem o objetivo de desenvolver o paradesporto em todo o território nacional, com a participação de novos talentos e atletas de elite. É idealizado e organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2021, como uma atualização dos tradicionais Circuitos Loterias Caixa, que já eram realizados desde 2005. Entre 2021 e 2023, reunia provas de atletismo, natação e halterofilismo, sendo que cada cidade sediava disputas de, pelo menos, uma dessas modalidades.

No ano passado, o Meeting teve sua primeira etapa em julho e passou por dez cidades, com mais de 3 mil atletas inscritos: Manaus (AM),Campo Grande (MS), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Fortaleza (CE), Recife (PE), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR) e São Paulo (SP).

Patrocínios
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do Meeting Paralímpico Loterias Caixa
As Loterias Caixa e a Braskem são as patrocinadoras oficiais do atletismo
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial da natação
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do halterofilismo
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial da bocha
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do tiro esportivo

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery