A arremessadora de peso paranaense radicada em Blumenau (SC) Suzana Nahirnei, da classe F46 (para atletas com deficiência nos membros superiores), vai buscar ficar entre as melhores do ranking mundial da modalidade durante o Meeting Paralímpico Loterias Caixa de Florianópolis, Santa Catarina, que acontece neste sábado, 5.
Organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), o Meeting chega à 14ª capital brasileira neste ano após a realização da etapa de Curitiba (PR) na última terça-feira, 1º, e conta com 178 atletas inscritos em provas de pista e campo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
A atleta de 28 anos é a atual quinta colocada do ranking mundial da sua classe no arremesso de peso, com a marca de 10,02 m, registrada quando conquistou a medalha de ouro no Open de atletismo paralímpico de Lima, Peru, disputado entre os dias 7 e 9 de outubro deste ano.
Essa havia sido somente a sua segunda competição com a camisa da Seleção Brasileira de atletismo. Antes, havia representado o país somente uma vez, no Grand Prix de atletismo de Nottwil, na Suíça, em maio. E, logo na sua estreia, conquistou um ouro no arremesso de peso e um bronze no lançamento de dardo.
“Faço arremesso peso desde 2012, quando entrei para o atletismo. Mas a classe não fazia parte do programa dos Jogos Paralímpicos no arremesso de peso. Entrou somente neste ciclo para Paris 2024. Então, então superanimada e confiante em melhorar a minha marca e subir no ranking”, afirmou Suzana, que nasceu com má-formação no membro superior esquerdo.
Em anos anteriores, a atleta chegou a disputar competições como Open de atletismo e Circuito Loterias Caixa nas provas dos 100 m e 200 m, além do arremesso de peso. Mas, agora, optou por se dedicar somente à modalidade de campo. Em 2022, participou ainda do Campeonato Brasileiro de atletismo e de uma edição do Desafio CPB / CBAt, ambos no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.
“Estou com uma expectativa muito grande para essa estreia no Meeting. Até por ser perto de casa, a gente se sente uma segurança maior para participar e melhorar a marca do que venho fazendo. Venho em um ano muito bom, no qual tive duas convocações para a Seleção Brasileira e essa competição vai ser muito importante para mim neste processo”, completou Suzana.
O Meeting Paralímpico é idealizado e organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2021, como uma atualização dos tradicionais Circuitos Loterias Caixa, que já eram realizados desde 2005 pelo Comitê. Há provas de atletismo, natação e halterofilismo. Cada cidade sedia, pelo menos, disputas de uma dessas modalidades.
Os objetivos do Meeting são desenvolver a prática esportiva para pessoas com deficiência em todas as regiões do país, contribuir para o aprimoramento técnico dos competidores e propiciar oportunidades de competição aos atletas de elite e jovens promessas do paradesporto em todo o Brasil.
Imprensa
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir o Meeting Paralímpico em Florianópolis podem enviar um e-mail para imp@cpb.org.br com os seguintes dados: nome completo, RG ou CPF, veículo por qual irá cobrir o evento. No dia da competição, os profissionais deverão se identificar na sala de imprensa do local.
Serviço
Meeting Paralímpico Loterias Caixa de Florianópolis
Data: 5 de novembro (sábado)
Modalidade: atletismo
Local: Universidade Federal de Santa Catarina
Endereço: R. Eng. Agronômico Andrei Cristian Ferreira, s/n – Trindade
Patrocínios
O Meeting Paralímpico Loterias Caixa tem o patrocínio das Loterias Caixa
O atletismo é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa e pela Braskem
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)