A Seleção Brasileira de tênis de mesa terminou sua participação no World Para Challenger da modalidade em Lasko, na Eslovênia, com 11 medalhas, sendo quatro de ouro, três de prata e quatro de bronze. A competição foi realizada pela ITTF, Federação Internacional da modalidade.
Agora, a delegação brasileira segue na Eslovênia para a disputa de um desafio do circuito internacional que conta ainda mais pontos no ranking: o Para Elite, entre os dias 12 e 16, no mesmo local.
Mais uma vez, a catarinense Bruna Alexandre, atual líder do ranking mundial na classe 10, conquistou um ouro. Ela confirmou o favoritismo, sem dar chances às adversárias, e venceu as três partidas que fez em seu grupo. Na última delas, derrotou Merve Demir, da Turquia, por 3 sets a 1 (2/11, 11/4, 11/8, 11/4).
Outro destaque da equipe brasileira foi a dupla formada pelas paulistas Joyce de Oliveira e Cátia Oliveira, também primeiras colocadas do ranking mundial, na classe WD5. Elas ganharam os três jogos que fizeram por 3 sets a 0 e garantiram mais um ouro para o país.
Pela classe 3, Joyce de Oliveira também ficou com a medalha de prata, após perder a final para Andela Muzinic Vincetic, da Croácia, por 3 sets a 2 (11/1, 11/4, 15/17, 5/11, 11/5). A goiana Thais Fraga, que foi derrotada pela mesma atleta na semifinal, ficou com o bronze.
Na classe 8, mais uma medalha de bronze, com a carioca Sophia Kelmer, que perdeu na semifinal para Thu Kamkasomphou, da França, por 3 sets a 2 (10/12, 11/13, 11/2, 11/4, 9/11).
Thais Fraga também conquistou mais um bronze, nas duplas femininas classe WD10, jogando ao lado de Hatice Duman, da Turquia.
Já entre os homens, a dupla formada por Jean Carlos Mashki e Gabriel de Oliveira Antunes também ficou na terceira posição na classe MD18, com a derrota na semifinal por 3 sets a 0 para Ander Cepas e Juan Bautista Perez, da Espanha.
Neste sábado, 10, último dia da competição, vieram mais quatro medalhas para o Brasil, com as duplas formadas por Bruna Alexandre e Paulo Henrique Fonseca (prata), Carlos Eduardo Moraes e Joyce Oliveira (ouro), Cátia Oliveira e Guilherme Costa (ouro) e Thais Fraga, que fez dupla com o francês Maxime Thomas e ficou com o bronze.
*Com informações da Confederação Brasileira do Tênis de Mesa (CBTM)
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)